Através das mãos aprendemos, a cada dia, a lidar de perto com o universo físico, mental e emocional dos outros. Daí ser muito importante usar as mãos em gestos tão simples quanto sagrados, de forma a podermos relaxar e preparar mais um dia de trabalho.

Onde se encontra a nossa harmonia física, mental, emocional e energética? Vamos somar stress ou iremos somar sorrisos, cumplicidades e suspiros de quem nos rodeia?

Temos ao nosso alcance variados métodos que nos ajudam a exercitar a nossa harmonia, de forma a desenvolver o nosso trabalho o melhor possível, possibilitando nos libertar dos cansaços ou incómodos energéticos.

Mudras é uma meditação simples e prática que nos permite preparar o nosso trabalho, e relaxar após o mesmo. São gestos simples que podemos exercitar no nosso local de trabalho, em casa ou mesmo nos transportes públicos.

Ideais para recuperar energia e harmonia depois de um momento mais stressante ou agitado, ou como preparação no início do dia. Também podemos usar Mudras de descompressão no final do trabalho para não chegar a casa com a sensação de cansaço e esgotamento energético tão comum.

Afinal o que são Mudras?
São gestos simbólicos que nos permitem recuperar energia. Os Mudras são usadas como método de cura na arte curativa indiana, despertando e/ou harmonizando as energias dos chacras.

Tanto na Índia como na China, pés e mãos estão em estreita ligação com os principais órgãos do nosso corpo, na medida em que há uma correspondência entre os dedos, os chacras e os cinco elementos cósmicos.

Saiba mais na próxima página

Os dedos como elemento chacra
A ciência admite que diferentes tipos de ondas electromagnéticas são transmitidos pelos nossos dedos. Mudras são gestos usando o toque dos dedos entre si, que estimulam determinados campos do nosso cérebro e que nos conectam com o nosso interior, podendo utilizar, desta forma, a nossa energia e a energia universal.

As mãos são poderosas ferramentas de defesa, de cura, de comunicação física e espiritual, ao praticarmos Mudras estamos a agir no equilíbrio da energia dos nossos chacras e órgãos. Podemos usar Mudras para harmonização e concentração no nosso trabalho e como relaxamento em meditação.

Como realizar os Mudras
A união dos dedos em cada Mudra tem significados diferentes e especiais. A forma de realizar Mudras deve ser suave e completamente relaxada. Utilizamos não só as mãos e os dedos para os executarmos, como também o fazemos voluntariamente através do nosso corpo.

A manifestação da energia ocorre com a correcta utilização das nossas mãos, corpo, boca e olhos, que a direccionam, moldam e selam no nosso corpo e mente.

O conhecimento das mãos
Conhecer as nossas mãos permite-nos um trabalho mais consciente. Nas palmas das mãos estão localizados chacras, e cada um dos cinco dedos são pequenos chacras de luz.

Quem trabalha actualmente com Reiki entende já a importância das mãos nos cuidados de estética. As mãos são como varinhas de condão que direccionam a energia cósmica, manifestando-a fisicamente.

Saiba mais na próxima página

Exemplos de Mudras:

Mudra Matangi
É conhecido como o Mudra da harmonia interna e do domínio real. É usado para eliminar tensões internas e equilibrar as energias, ideal para usar antes de executar uma tarefa.

Mudra Kureba
Também conhecido como Mudra do Deus da riqueza. É adequado para solucionar problemas do dia-a-dia, ou uma decisão. Proporciona paz de espírito, serenidade e confiança. Se estivermos serenas, transmitimos esse sentimento a quem nos rodeia.

Mudra Apan Vayu
Proporciona o descanso mental e confiança no nosso trabalho. Ideal para quem trabalhe sob pressão psicológica ou sinta que não está a desempenhar o trabalho como gostariam. O uso deste Mudra no início da tarefa a desempenhar devolverá a confiança e a força para continuar.

Mudra Dharmachakra
Equilibra as nossas energias mais profundas, proporcionando um alívio físico em casos de muito cansaço. O usa deste Mudra no início de um dia de trabalho torna-nos mais conscientes das verdadeiras necessidades dos outros.

Mudra Hakini
O uso deste Mudra ajuda-nos a clarificar a mente, alivia estados de confusão mental e emocional, depressão e exaustão física. Deve realizar-se em momentos críticos da nossa vida, para que encontremos o equilíbrio e para que possamos trabalhar em harmonia.

Estes são apenas alguns exemplos de Mudras que podemos diariamente fazer sem necessidade de isolamento ou meditação especial, são gestos, apenas gestos, com uma acção poderosa.

Fotografia: Gonçalo Cunha e Sá
Agradecimentos: Dulce Pombo, antropóloga, pós-graduada em Sociologia da Saúde