Absorvidos pelo turbilhão do stresse, da pressa, do trânsito, do trabalho e das tarefas domésticas, raramente temos tempo para pensar em nós, e a saúde ressente-se. O principal prejudicado por este ritmo é o nosso sistema imunitário, essa barreira defensiva natural que nos protege das doenças. Mantê-lo saudável requer algum esforço, mas não demasiado tempo. Cuidar do corpo, da mente e do espírito aumenta as defesas e torna-nos menos vulneráveis às doenças.

Siga os nossos conselhos e vai ver que, com pouco tempo por dia, se vai sentir muito melhor. Preparado? Este é o plano que deve seguir em função do (pouco) tempo livre de que dispõe!

Se apenas dispõe de cinco minutos:

- Seja otimista

Diversos estudos demonstraram que as pessoas otimistas gozam de um sistema imunitário mais forte e são menos vulneráveis às doenças.

- Relaxe no trabalho

Descanse durante cerca de cinco minutos por cada hora que trabalha para evitar um cansaço exagerado. Quando o stress se torna crónico é fator desencadeante de problemas de saúde como enxaquecas, dores musculares, de estômago ou hipertensão.

- Tome um duche de água fria

Se não consegue, pelo menos termine o duche diário com água fria. Estimula o sistema circulatório, melhora o tom de pele e, assim, cada manhã será uma injeção de ânimo e energia.

- Mantenha as costas direitas

Manter a coluna vertebral direita ajuda a restabelecer o equilíbrio dos ossos, músculos e ligamentos que compõem as costas. Vai evitar dores provocadas por uma postura incorreta ao longo do dia.

- Tome vitaminas C e B12

A vitamina C aumenta as defesas e potencia a absorção de ferro, ajudando a sintetizar o colagénio na pele. A vitamina B12 combate a fadiga e o cansaço, enquanto protege de enfartes e previne a doença de Alzheimer. Estão presentes em quivis, toranjas, morangos, hortaliças de folha verde, pimentos, cereais ou em batatas.

- Lave os dentes sempre

Se quer ter um sorriso fantástico, habitue-se a lavar os dentes várias vezes por dia, depois de cada refeição. Com este gesto, que não demora mais de cinco minutos, vai eliminar as ações das bactérias e o mau hálito enquanto protege as gengivas de infeções.

Veja na página seguinte: O plano que deve seguir se tiver mais tempo para dedicar a si

Se apenas dispõe de 10 minutos:

- Aprecie a solidão

Pratique exercícios de relaxamento diariamente. Apenas precisa de se isolar dos outros durante 10 minutos em busca da paz dentro de si. Concentre-se na respiração e realize movimentos de forma rítmica. Não só vai conseguir oxigenar melhor o seu organismo e apaziguar a mente, como vai neutralizar os efeitos nocivos causados pelas hormonas do stresse.

- Mexa-se

Tem falta de tempo para fazer exercício físico? Estudos recentes demonstraram que para obter os benefícios que o exercício moderado exerce sobre o organismo há que fazer 30 a 40 minutos de atividade física diariamente. A boa notícia é que esses minutos não têm de ser seguidos. Pode reparti-los em frações de 10 minutos ao longo do dia. Suba escadas, vá a pé para o trabalho, ou saia dos transportes público duas estações antes da sua. É uma questão de hábito e vai sentir-se muito melhor.

- Faça um plano antianemia

Em caso de fraqueza ou mesmo anemia, uma alimentação rica em ferro é a melhor solução para recuperar o nível adequado de glóbulos vermelhos. O ferro está presente nas carnes vermelhas, mexilhões, sardinhas, legumes, hortaliças de folha de verde e tofu. Evite o chá e o café porque dificultam a absorção do ferro.

- Beba um iogurte

Os iogurtes magros com frutas são uma saborosa forma de obter o cálcio de que precisa diariamente, ao mesmo tempo que reforça o seu sistema imunitário. Para além disso, as bactérias vivas do iogurte favorecem a digestão e recompõem a flora.

Se apenas dispõe de 15 minutos:

- Tome um pequeno-almoço mediterrânico

Programar o despertador para 15 minutos mais cedo que o habitual e preparar um pequeno-almoço completo vale a pena. Beba um sumo de laranja natural com umas fatias de pão e queijo magro, fruta e um bom café. Começará o dia da melhor forma!

- Aproxime-se da natureza

Saia para passear e para apanhar ar. As pessoas que passam mais tempo em parques e jardins, ou qualquer outro lugar cheio de plantas e animais, acumulam menos tensões nervosas. O contacto com a natureza relaxa a mente, evita conflitos com outras pessoas e ajuda a controlar os impulsos. Aproveite a hora de almoço para dar uma volta no parque que tem mais perto de si.

- Faça uma máscara antirrugas

Misture a polpa de uma laranja com um fio de óleo de gérmen de trigo. Esta é uma excelente máscara que combate o envelhecimento da pele. Deixe atuar durante 15 minutos e retire-a com água fria.

- Espreguice-se como um gato 

Posturas inadequadas, movimentos bruscos e tensões acumuladas podem dar lugar a problemas ósseos e musculares. Para evitá-los, estique-se. Dedique 15 minutos por dia a fazer alongamentos (entre a manhã e a noite) e vai conseguir aliviar as dores e os incómodos nas costas.

- Caminhe sempre que puder

Andar a pé 30 minutos por dia acelera o metabolismo, melhora o ânimo, tonifica os músculos e ajuda a fazer chegar mais oxigénio ao sangue. Se consegue ter 15 minutos para si quando sai do trabalho, leve os ténis consigo e ponha-se a andar. Outra opção é fazê-lo depois de deixar os filhos na escola ou quando já estão a dormir (e o seu companheiro pode mantê-los debaixo de olho).

Veja na página seguinte: O plano para quem tem tempo para dar ao tempo

Se apenas dispõe de 45 minutos:

- Mude de ritmo

Fazer sempre o mesmo plano de exercícios, a longo prazo, deixa de ser eficaz.. Não precisa de mais tempo. Precisa é de variar o programa. Procure novas modalidades ou tente diversificar os exercícios.

- Estimule as suas relações sociais

Não se isole do mundoUm estudo recente revelou que as pessoas que têm amigos de diferentes contextos sociais têm menos probabilidade de cair em depressão e sentem que controlam a vida que levam. Arranje um ou dois serões por semana para estar com eles!

- Esqueça a fast food

Não há necessidade de recorrer a produtos pouco saudáveis. Hoje em dia existem opções de almoço rápido mas igualmente saudável, já que imensas lojas dispõem de saladas, sopas e menus à base de carnes brancas como frango ou peru. Ao jantar, opte por cozinhar um peixe grelhado com verduras ou uma omeleta.

- Coma de forma inteligente

Prefira os hidratos de carbono de absorção lenta (massas, leguminosas, batatas) que são mais saciantes, despreze os produtos pré-cozinhados (prefira uma sandes a uma pizza de fast food) e reduza o consumo de gorduras saturadas (carnes vermelhas, manteiga, leite gordo, enchidos, paté, pastelaria industrial). São escolhas importantes não só para não engordar como para evitar o colesterol alto.

- Desligue-se do mundo

A prática regular de pilates, yoga, tai-chi ou qualquer outra modalidade ou filosofia de relaxamento é um grande passo para combater o stress e melhorar a condição física em geral. As atividades manuais como a cerâmica ou a pintura também ajudam a relaxar a mente.

Texto: Ana Catarina Alberto