Mal saímos da cama está frio; depois do banho está frio, a estender a roupa está frio, a ir para o trabalho está frio; enfim, está frio em todo o lado e em todas as nossas atividades. E, consequentemente, vêm os espirros, a tosse, o nariz vermelho, as frieiras nas mãos e as febres altas. E só conseguimos pensar no Sol no verão e naqueles dias quentes de praia que tardam em chegar. E a melancolia é cada vez maior...

E é normal sentir-se assim. Vários estudos já comprovaram isso mesmo. Por exemplo, num estudo em 2009, concluiu-se que em temperaturas quentes (comparando a temperaturas frias) a perceção e o julgamento das pessoas acerca dos outros e de si próprios são mais positivas. E, por exemplo, em temperaturas quentes, a sociabilização e a vontade de estar com os outros é maior, do que em temperaturas frias. Portanto, a falta de luz é um fator que pode contribuir para as pessoas ficarem mais deprimidas no inverno.

Mas não desanime! Houve um estudo, com 2396 homens que chegou à conclusão que a adaptação a ambientes físicos extremos, como  temperaturas muito baixas, pode proporcionar benefícios na saúde a longo prazo, em certas pessoas. Afinal de contas, todos os anos passa por este frio e há que aprender a lidar com ele! Há que saber tirar proveito deste tempo para, quando chegar ao verão, ter também uma certa melancolia destes meses “menos quentes”. Vou-lhe dar algumas dicas para que, apesar das mãos frias, o coração esteja sempre quente.

1. Aproveitar as tardes frias de domingo, para deitar-se no sofá, enrolado na manta, a ver filmes (se tiver fome, opte por snacks saudáveis);

2. Aproveitar todos os momentos únicos que o inverno e este tempo frio lhe proporcionam: por exemplo, a época de Natal; ou a neve e os desportos na neve; o Halloween; o dia de Todos os Santos e o “Pão por Deus” e o Carnaval. São tantas coisas, que tem mesmo de as aproveitar da melhor forma.

3. As roupas de inverno são uma tentação, por isso use e abuse das mesmas! Desde os casacos grandes e quentes, às luvas, cachecóis e gorros, tudo é desculpa para comprar e ficar ainda mais bonito! E não se esqueça das botas lindas que existem e dos pijamas e mantas quentinhos... Eu sei que não consegue resistir e só tem estes meses para poder usá-los!

4. Hidrate-se! Beba muita água, todos os dias. Hidrate o seu corpo, a sua pele e a sua alma.

5. Faça uma alimentação saudável! Aproveite esta altura para comer sopas quentes e saborosas que, provavelmente, não lhe sabem tão bem no verão.

6. Pratique exercício físico! O frio não é desculpa. E, agora com a entrada no novo ano, há que cumprir esse objetivo (que tenho a certeza que era um dos que estava na sua lista de objetivos para 2015). Faça caminhadas, vá ao ginásio, à natação ou a aulas de dança. O importante é que se mexa, que faça o que gosta e, acima de tudo, que se sinta bem consigo próprio, sem stress e muito relaxado!

7. Cuide de si! Para além de todas as dicas que já lhe dei anteriormente, tenha rituais de beleza. Esta é uma altura em que a sua pele, por exemplo, está muito sensível (devido ao frio). Pode tomar um banho quente de imersão (vai logo sentir-se melhor) e, depois, fazer uma máscara de pele caseira ou uma máscara para o cabelo! Hidrate a sua pele com creme e cuide sempre de si! Não para os outros, mas para si próprio.

8. Tire um tempo para fazer uma atividade de que gosta e que o faça sentir bem e feliz. Por exemplo, ir ter com os amigos; ler um livro; fazer uma viagem; cozinhar; ouvir música, o que mais gostar. Tente fazer isso o maior número de vezes possível. Assim, está sempre contente.

9. Aproveita a luz solar! Se possível, aproveite para ir à rua ver a luz do dia; para apanhar 5 minutos de sol ou, simplesmente, para ver o céu azul. Isso vai-lhe dar logo outro ânimo.

10. Cuidado com o ar condicionado! Tenha especial atenção com os aquecedores, ar condicionado e/ou lareiras. Cuidado também com as diferenças de temperatura. Esta é uma época em que as gripes e constipações não perdoam.

11.Apaixone-se! Por si, pelos outros, pelo trabalho, por tudo o que o rodeia e, principalmente, pelo frio! Viva feliz, apaixonado, sem stress e olhe-se ao espelho, todos os dias, e impressione-se consigo próprio!

Siga algumas destas dicas, para que passe um Inverno saudável, feliz e quente! Pelo menos, sempre com o coração quente.

Por Mafalda Leitão, Psicóloga da Clínica Em Forma