Muitas mulheres sofrem de dor e desconforto com as pernas inchadas, mas esta é uma condição que pode também afetar os homens, especialmente os mais idosos. Além de causar desconforto e dificultar movimentos, pode ainda provocar inflamações locais, devendo ser tratada o mais rapidamente possível.

O inchaço nas pernas pode ter várias origens, má circulação, patologias cardiovasculares, alterações hormonais, ingestão da pílula anticoncepcional ou até devido a viagens longas. Torna-se importante descobrir a origem deste problema no sentido de realizar o tratamento mais adequado.

Existem no entanto alguns passos simples mas eficazes para combater esta condição e que pode experimentar em casa.

Eleve as pernas – Este é um passo bastante simples e que pode ser bastante eficaz. Colocar as pernas numa posição mais elevada pode ajudar a facilitar a circulação, diminuindo o inchaço.

Aumente o consumo de líquidos – Se é uma pessoa que ingere poucos líquidos está na hora de aumentar o consumo. A pouca ingestão de líquidos pode levar o seu corpo a bloquear a saída de água e aumentar a retenção hídrica.

Prefira alimentos diuréticos – Alimentos como ananás, espinafres, espargos ou pepino facilitam a saída de água do seu corpo podendo representar uma ajuda contra o inchaço nas pernas.

Reduza o consumo de sal – Apesar do sal ter funções importantes no nosso organismo, quando consumido em demasia favorece a retenção de líquidos. Substitua-o por ervas aromáticas para dar sabor aos alimentos.

Pratique atividade física – O exercício físico favorece a circulação sanguínea representando uma ótima forma de reduzir o inchaço nas pernas.

Lembre-se que se não houver uma diminuição de volume deve consultar o seu médico para determinar a origem do problema.