Desde 1984 a massagem de som é ensinada na Alemanha através de seminários de formação pelo engenheiro e pedagogo Peter Hess, o criador desta terapia. Dada a eficácia do método, este tem vindo a ser amplamente divulgado por toda a Europa, sendo utilizado na fisioterapia, na psicoterapia, na medicina e na pedagogia.

O sistema de massagem desenvolvido por Peter Hess consiste na utilização de taças de som tibetanas. Estas são colocadas por cima e junto ao corpo do cliente, e são tocadas com uma baqueta, num ambiente de calma e de paz. Os sons harmoniosos e as vibrações rítmicas levam rapidamente a um relaxamento.

Durante uma massagem de som, a atmosfera envolvente é de segurança e acolhimento. Assim, é possível combater o stress, os medos e as preocupações, que são negativos para a saúde, ao mesmo tempo que se toma contacto com a sabedoria interior e se alinha o corpo físico com os centros energéticos.

A harmonia de cada indivíduo é muitas vezes alterada pelo ritmo da vida moderna, assim, numa estratégia de optimização de resultados, surge uma massagem que combina o som e a água, segundo o método Peter Hess.

Som e água
Para muitas culturas, o som é a força divina que se manifesta através das vibrações rítmicas, e a água é o elemento básico da natureza que está na origem da vida. O relaxamento na água com as taças de som tem uma qualidade muito especial. A água é o elemento de origem do ser humano e sinónimo de vida.

Para muitos de nós, movimentarmo-nos na água, ou sermos movimentados, como acontece na hidroterapia, significa soltarmo-nos, libertarmo-nos, sentirmo-nos completos e unos. Tal como a água, os sons são algo com que o homem se sente profundamente familiarizado desde o início da sua existência no ventre materno.

Saiba mais na próxima página

Todo o ser humano traz consigo este profundo conhecimento de que toda a vida tem a sua origem na água. É por isso que se sente tão atraído por ela. De facto, o método de massagem de som de Peter Hess pode ser combinado com a hidroterapia e utilizado de forma eficaz tanto na área do bem-estar como para fins terapêuticos.

Trabalhar o corpo na água e trabalhar o corpo com o som são dois métodos em que o elemento água desempenha um papel importante, senão mesmo decisivo. Na massagem de som, segundo Peter Hess, as “águas interiores” da pessoa são movimentadas através da percussão suave das taças.

Na hidroterapia o cliente é suavemente movimentado na água que, à temperatura de 35 graus, lhe traz à memória o líquido amniótico que no útero lhe proporcionava protecção. É por causa desta memória que os sons e a movimentação da água transmitem uma sensação tão agradável e benéfica.

A junção dos dois métodos (água e som) reconhece a faceta indivisível do ser humano (corpo, espírito e alma) alcançando níveis mais profundos do seu subconsciente.

Assim, o que acontece é que as taças percutidas com suavidade transmitem as vibrações à água, produzindo ondas concêntricas que transportam essas vibrações até ao cliente e induzem a vibração das suas “águas interiores”.

Em combinação com o trabalho da água, este processo desencadeia um relaxamento profundo que leva o cliente a soltar-se cada vez mais. As barreiras que possam impedir o fluxo contínuo da vibração são dissipadas.

Saiba mais na próxima página

O efeito desejado de estimular as “águas interiores” é reforçado e o método pode ter um efeito ainda mais intenso. O cliente, o terapeuta, as taças e o elemento água vibram em uníssono – em ressonância.

Familiarização com a técnica
A sessão de Aqua & Klang tem início com uma avaliação do cliente. Este, primeiro, deve habituar-se à água, que se encontra à temperatura do corpo. O ideal é que a piscina onde se executa a terapia tenha um nível de salinidade que facilite a flutuação.

As estâncias termais e os centros de talassoterapia, pelas características peculiares das suas águas, são locais indicados como ideais para a prática desta técnica, pelo que os seus profissionais poderão ter aqui uma oportunidade de explorar este método.

O cliente é acomodado sobre flutuadores e colocado, com uma suave pressão, na horizontal sendo, de seguida, conduzido através da água. Inicia-se um processo de relaxamento da musculatura dos joelhos e das costas, a bacia é ligeiramente movimentada para cima e para baixo, e em seguida o terapeuta passa as suas mãos suavemente nas costas, pernas e braços do cliente.

Através destes movimentos, alcança-se uma harmonização recíproca e é efectuada uma primeira proposta de proximidade. Segue-se a mobilização dos membros através de alongamentos, pressão e tracção, bem como uma ligeira massagem nas mãos e nos pés.

Nesta fase, o cliente já se habituou à água, à sua movimentação e ao toque, sentindo-se mais seguro no seu enquadramento.

Saiba mais na próxima página

O método ao pormenor
Desta forma, tem início a massagem de som. As taças são percutidas cuidadosamente sobre o corpo do cliente e em redor deste. Através do processo de projecção do som, o corpo é massajado, estimulando os sistemas linfático, endócrino e imunitário.

Ao mesmo tempo, é possível entrar num estado de consciência meditativa que desencadeia o processo de cuidado e bem-estar. Em breve, a sensação de tempo e de espaço do cliente altera-se, o que se fica a dever, em grande medida, ao facto de ele ser continuamente movimentado na água, que suporta uma grande parte do seu peso corporal.

Devido à resistência da água e à impulsão, o corpo desliza num misto de dinamismo e calma no elemento primitivo. Seguidamente, a cabeça do cliente é apoiada na curva do braço do terapeuta, que vai percutindo as taças sobre e ao redor deste, à medida que o embala e movimenta ao mesmo ritmo através da água.

As repetições frequentes dos exercícios, e o facto de o cliente se sentir apoiado, transmitem-lhe segurança. A água à temperatura do corpo e os toques do terapeuta despertam uma sensação de protecção. Cria-se assim um espaço protegido que permite ao cliente autopercepcionar-se sem se avaliar.

A maioria dos clientes alcança nesta fase um profundo relaxamento. O cliente deve manter os olhos fechados durante toda a sessão. Com movimentos de embalar é acompanhado pelo terapeuta até à borda da piscina, que indica com os címbalos, instrumento de percussão, o final do cuidado e o ajuda a voltar, suavemente, à posição vertical.

Para terminar, é efectuada uma massagem suave ao cliente dando-lhe tempo para sentir os efeitos do ritual que termina com um momento de repouso.

Saiba mais na próxima página

Reacções e resultados
O trabalho de som na água tem, tal como o trabalho em seco, múltiplos níveis e pode ser executado em diversos planos. Em todas as terapias de som é importante ter sempre em atenção os desejos e objectivos do cliente e acompanhá-lo numa atitude constante de avaliação e protecção.

Cada sessão é diferente e, nas primeiras impressões, nem sempre as vivências são agradáveis, podendo surgir sentimentos incómodos como raiva ou tristeza. A maioria das pessoas que já experimentaram a técnica indica o relaxamento profundo como a principal sensação dele resultante.

Outras referem mesmo que se sentem como se estivessem a ser embaladas num mar sem fim, que se sentem regressar ao ventre materno, ou a flutuar no espaço. De uma sessão de som na água poderá emergir um tema concreto. Para este acompanhamento intensivo, é imprescindível que o terapeuta possua uma formação adequada.

Benefícios Aqua & Klang
Aqua & Klang é uma técnica que combina a massagem de som com taças tibetanas, segundo o método de Peter Hess®, e a hidroterapia, enquanto técnica que utiliza a leveza do corpo na água para executar movimentos rítmicos. Algumas das suas principais vantagens são:

• Melhor capacidade para atingir um estado de relaxamento profundo.
• Maior domínio sobre a resolução de problemas e preocupações.
• Desbloqueamento energético e sensação de bem-estar imediata.
• Aumento de criatividade, concentração e capacidade de acção.
• Reforço do sistema imunológico e melhoria da segurança psicológica.

Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Ingrid Ortelbach, massagista e formadora da massagem de som, segundo o método Peter Hess®, em Portugal; Pia Fratoianni, especialista termal, desenvolveu o método Aqua & Klang (água e som) com Klaus Schlötterer-Fratoianni, formado em hidroterapia. professora, terapeuta e formadora em massagem de som pelo método de Peter Hess®