com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Ratatouille no forno

Ingredientes

Molho de tomate
Alho 4 dente
Cebola grande 1
Tomates pelados (usei de lata) 750 g
Salsa fresca 1 ramo
Manjericão 3 folha
Louro 2 folha
Azeite, açúcar, pimenta preta e sal q.b.
Vegetais
Tomates maduros 4
Curgete 1
Beringela 1
Pimento verde 1
Pimento vermelho 1
Pimenta preta moida e sal q.b.
Queijo mozarela ralado 100 g
Queijo emmenthal ralado 100 g
Ervas de Provence q.b.

Preparação

1. Arranje os vegetais; pele, lave e pique finamente a cebola; descasque, lave e pique os dentes de alho; corte o tomate em cubos; lave e pique o ramo de salsa e as folhas de manjericão; lave e corte a curgete e os tomates em rodelas finas; lave, retire os pés e as sementes e corte em rodelas finas os pimentos; lave e corte a beringela em rodelas finas e num alguidar vá alternando as rodelas de beringela com camadas de sal grosso, por fim coloque um prato com pesos em cima e deixe repousar por 1 hora. Reserve.
2. Para o molho de tomate junte o azeite, a cebola, o alho e as folhas de louro numa frigideira e deixe refogar em lume brando.
3. Junte a salsa e o manjericão picados finamente. Tape a frigideira e deixe ferver em lume médio. Entretanto ligue o forno a 150°C.
4. Destape a frigideira e reduza o lume, junte o açúcar e deixe apurar. Tempere com sal e pimenta. Retire as folhas de louro e reduza tudo a puré. Reserve.
5. Retire os pesos de cima das beringelas, lave muito bem em água corrente e reserve.
6. Espalhe o molho uniformemente no fundo de uma forma circular e vá arrumando os vegetais a gosto, até encher a forma. Se preferir pode intercalar consoante o de sabor ou a cor.
7. Tempere os vegetais com azeite, pimenta preta, Ervas de Provence e uma pitada de sal. Cubra com papel manteiga ou papel vegetal e leve ao forno durante, aproximadamente, 2 horas. Depois retire o papel e deixe assar por mais meia hora ou até o molho apurar e os legumes dourarem ligeiramente.
8. Cubra os legumes com os queijos ralados e as ervas de Provence e leve ao forno para gratinar.

Dicas

Sirva acompanhado por uma salada verde a gosto (rúcula, alface, espinafres …).
Receita do parceiro
Comunidade

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.