Em destaque

Maçã assada com frutos secos

Uma receita deliciosa, muito simples e fácil de preparar, que também pode servir com uma bola de gelado de baunilha nos dias de maior calor

Ingredientes

Maçãs 6 (grandes)
Passas de uva 2 colheres (de sopa)
Amêndoas com pele 2 colheres (de sopa)
Açúcar mascavado escuro 2 colheres (de sopa)

Preparação

1. Misture as passas com as amêndoas picadas grosseiramente e com o açúcar mascavado. Lave bem as maçãs com água corrente e, com uma faca afiada, corte-lhes o topo, de modo a formar uma tampa. Reserve.

2. Com o descaroçador de maçãs, retire-lhes o caroço e coloque as maçãs num pequeno tabuleiro que vá ao forno. Encha a cavidade deixada pelo caroço da maçã com a mistura de açúcar e frutos secos e coloque também um pouco no topo da maçã.

3. Cubra os frutos com as tampas de maçã que reservou anteriormente e leve a assar em forno pré-aquecido a 160º C durante cerca de 20 minutos ou até as maçãs estarem cozidas e se ter formado uma calda caramelizada no fundo do tabuleiro. Não é necessário juntar nenhum líquido.

4. Retire as maçãs do forno. Sirva-as ainda mornas ou frias.

Dicas

Se preferir, substitua as passas por alperces, ameixas ou cubos de maçã. Em vez de amêndoas, também pode usar nozes, avelãs, pinhões ou até uma mistura de frutos secos. Outra alteração que pode fazer prende-se com o açúcar. Experimente trocar o açúcar mascavado escuro por açúcar amarelo. Os mais gulosos podem acompanhá-las com uma bola de gelado. Ficam deliciosas! Esta receita é proposta por Joana Roque, autora do blogue Para Cozinhar e colaboradora regular da revista Jardins.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.