Em destaque

Lombinho de porco recheado com alho-francês, cogumelos e bacon

Há quanto tempo é que não prepara um prato de carne recheada? O que aqui lhe sugerimos, uma ideia da blogger e autora de livros de culinária Joana Roque, além de delicioso, nutritivo e original, é fácil de preparar.

Ingredientes

Lombinho de porco 800 gr
Alho francês 1
Bacon 100 gr
Cogumelos 8
Alho 3 dentes
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada
Azeite 1 dl
Colorau 1 pitada
Cebola 1
Batatas-doces 4 médias
Louro 1 folha
Vinho branco 50 ml

Preparação

1. Prepare o recheio para o lombinho. Corte o alho-francês em rodelas finas e lamine os cogumelos. Corte o bacon em cubinhos.

2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e deixe aquecer. Junte o bacon e deixe fritar um pouco.

3. Acrescente o alho-francês e os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando  até ficar com uma mistura seca. Retire do lume e deixe arrefecer.

4. Entretanto, abra o lombinho de porco ao meio, cortando-o no sentido longitudinal. Recheie-o com a mistura preparada e prenda com fio de cozinha ou com palitos para ficar bem fechado e o recheio não escapar.

5. Tempere o lombinho com sal, pimenta e uma pitada de colorau e coloque-o numa assadeira. Em volta, coloque as batatas-doces previamente cortadas em rodelas grossas e a cebola em meias-luas não muito finas.

6. Tempere a batatas-doces com uma pitada de sal, acrescente o louro e regue com o vinho branco. Tape com papel de alumínio e leve a assar, em forno previamente aquecido a 180º C, durante cerca de 75 minutos.

7. Ao fim desse tempo, retire do forno e deixe a carne repousar durante uns minutos antes de a cortar em fatias. Sirva-a, de seguida, com as batatas-doces.

Dicas

Acompanhe este prato com uma salada ou com legumes salteados. Se preferir, em vez do vinho branco, pode usar uísque ou conhaque. No momento de servir, pode polvilhar as fatias de carne com azeitonas pretas descaroçadas cortadas em rodelas.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.