Para deliciar-se sem pôr em risco a linha, Patrícia Trindade, especialista em nutrição, sugere-lhe uma versão inspirada na receita típica da cidade do Porto
1. Tempere a carne com sal, pimenta e limão. Coloque um pouco de sal sobre as rodelas de beringela e reserve. Deite uma colher de sopa de azeite e o dente de alho esmagado numa frigideira antiaderente e cozinhe o bife.
2. Passe as rodelas de beringela por água, de forma a extrair o sal, e grelhe-as com a courgete. Pré-aqueça o forno a 180º C.
3. Num tabuleiro, coloque uma fatia de pão. Sobreponha-lhe a beringela, o queijo ralado, a courgete e de novo o queijo ralado. Adicione o bife. Continue a construir camadas e termine com a fatia de pão. Adicione as fatias de queijo e leve a gratinar.
4. Para o molho, pique a cebola, o alho e o manjericão e corte o tomate, sem grainhas, em pedaços. Num tacho, coloque o azeite, a cebola, o alho e o manjericão e deixe alourar.
5. Adicione o tomate e a água, tempere com sal e envolva. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, em lume brando, mexendo regularmente.
6. Retire do lume e triture com a varinha mágica, de modo a obter um molho com uma textura homogénea. Se necessário, junte um pouco mais de água.
7. Estrele o ovo numa frigideira antiaderente. Coloque-o sobre a francesinha, sobreponha-lhe o molho e polvilhe com orégãos. Sirva quente.
Dicas
Substitua o frango por outra carne magra e as rodelas de beringela por cogumelos salteados. Esta francesinha light contém menos 10,4 g de proteínas, menos 26,7 g de gordura, mais 1,3 g de hidratos de carbono e menos 270,8 calorias do que a receita original, segundo os valores comparados com refeição pré-confecionada, disponível nos hipermercados (porções equivalentes). O valor nutricional por francesinha é de 829,3 kcal.