com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Focaccia de tomate cereja e manjericão

Ingredientes

Farinha de trigo t65
Água tépida 300 ml
Fermento de padeiro fresco 20 g
Açúcar 1/2 colher de sopa
Sal e pimenta q.b.
Azeite extra-virgem q.b.
Manjericão fresco, só as folhas 1 ramo pequeno
Tomate cereja, cortado em metades 250 g

Preparação

Dissolver o fermento com o açúcar na água tépida. Mexer e colocar num local ameno, livre de correntes de ar, até que se forme uma espuma (cerca de 10 a 15 minutos, dependendo da temperatura ambiente).
Numa taça, colocar a farinha, três colheres de sopa de azeite e meia colher de sopa de sal e fazer um buraco no meio. Adicionar a água com fermento e mexer com um garfo até obter uma massa que se despegue da taça (juntar mais um pouco de farinha, se necessário).
Polvilhar a bancada com farinha e trabalhar a massa com as mãos durante dez minutos.
Colocar a massa dentro de uma taça untada com azeite. Deixar levedar durante aproximadamente uma hora, até que duplique de volume, tapada com película aderente untada com azeite (ou um pano húmido) e num local de temperatura amena e sem correntes de ar (por exemplo, colocar no forno, na função de aquecimento, a 35ºC).
Depois de a massa levedar, untar um tabuleiro com azeite, deitar nele a massa e empurrar do centro para as pontas para ajustar ao tabuleiro. Voltar a cobrir com película aderente e deixar a levedar durante mais uma hora. Pré-aquecer o forno a 220ºC. Numa taça, colocar o tomate cereja cortado em metades, as folhas de manjericão picadas grosseiramente, um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite. Misturar. Com as pontas dos dedos, criar concavidades sobre a superfície da massa. Espalhar o tomate temperado. Terminar com mais um fio de azeite e umas pedras de sal.
Cozer no forno pré-aquecido durante 20 a 30 minutos, até que a superfície esteja dourada.
Cortar a focaccia e saborear, molhando em azeite de boa qualidade.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.