Em destaque

Empadinhas de espinafres, alheira e cogumelos

Deliciosas e simples de preparar, constituem uma alternativa mais saudável às empadas tradicionais. Proposta pela blogger Joana Roque, autora de vários livros de culinária, esta receita vai surpreender agradavelmente toda a família.

Ingredientes

Para a massa

Farinha 300 gr
Manteiga fria 125 gr
Água 50 ml
Sal marinho 1 pitada

Para o recheio

Cogumelos frescos 6
Alheira 1
Cebola pequena 1
Espinafres frescos 100 gr
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada
Azeite 1 fio
Sementes de papoila 50 gr
Ovo 1

Preparação

1. Pique a cebola finamente. Pique também os cogumelos. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola picada, deixando refogar. Junte depois os cogumelos picados e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos.

2. Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Acrescente-a à mistura de cogumelos e mexa bem até formar uma espécie de pasta. Retifique de sal e pimenta. Acrescente os espinafres e vá mexendo até que estes murchem. Retire do lume e reserve, deixando arrefecer.

3. Prepare a massa. Num robô de cozinha, coloque todos os ingredientes e misture até obter uma massa homogénea. Se não dispõe de um, coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco ao meio e junte a água e a manteiga fria cortada em pedacinhos. Trabalhe com as mão até obter uma massa homogénea.

4. Estique a massa com um rolo e corte 16 discos, para forrar 16 formas não muito grandes de empadas. Recheie as empadas com a mistura de espinafres, alheira e cogumelos.

5. Volte a cortar mais 16 discos de massa, agora ligeiramente mais pequenos. Tape as empadinhas, selando bem as bordas da massa. Bata o ovo. Pincele depois com o ovo batido e polvilhe com as sementes de papoila.

6. Leve as empadas ao forno previamente aquecido a 180º C durante cerca de 40 minutos, até a massa estar bem cozinhada. Retire e desenforme as empadinhas, deixando-as arrefecer sobre uma grelha. Sirva-as mornas ou frias.

Dicas

Adicione 40 gramas de pinhões picados ao recheio de pasta de alheira e cogumelos. Os espinafres são uma hortícola muito fácil de cultivar, que é pobre em calorias, muito rica em nutrientes e em antioxidantes. Para além disso, esta hortaliça previne o envelhecimento precoce. Também é rica em ácido fólico, que ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável, assim como em magnésio, que ajuda a baixar a tensão arterial. Também está provado que aumenta a vitalidade do cérebro.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.