com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Empadão de millet, tofu e vegetais

Esta versão de empadão ganha muito face ao tradicional pelo equilíbrio e suavidade do millet. Esta é uma receita base que pode ser mais elaborada com outros vegetais e incluir até leguminosas.

Ingredientes

Tofu 200 g
Millet 1 chávena
Feijão-verde 150 g
Cenouras 2
Shoyu usar q.b.
Tomilho usar a gosto
Folha de louro 1
Gengibre ralado usar q.b.

Preparação

Lavar o millet e cozinhá-lo num tacho com uma pitada de sal e uma folha de louro (uma porção de millet para cinco de água). O millet deve ficar com uma consistência de puré, pelo que deve cozinhar por cerca de 25 minutos em lume brando (pode variar consoante o vosso fogão).

Cortar o tofu às fatias de grossura média. Numa taça preparar a marinada, misturando o shoyu e gengibre ralado. Juntar as fatias à marinada, que devem ficar totalmente cobertas. Deixar marinar durante dez minutos, pelo menos. Podem juntar outros sabores como por exemplo o tomilho, orégãos ou outra erva aromática que gostem.

Cortar o feijão verde aos pedaços, assim como a cenoura – previamente lavados. Escaldar os vegetais num tacho com água fervente e temperada com uma pitada de sal. Os legumes devem ficar al dente.

Dispor uma camada fininha de millet, seguida das fatias de tofu marinadas. Depois, adicionar os legumes e finalizar com uma camada generosa de millet. Deitar umas gotas de shoyu para gratinar ou “queijo” vegan.

Esta receita é da autoria de Vanessa Andrade para a página Green Smiles.

Receita do parceiro

Em destaque