Em destaque

Creme frio de aipo e laranja

Rico em vitamina C, é sobretudo indicado para quem sofre de prisão de ventre, para mulheres em processo de menopausa e para pessoas com problemas de diabetes e doenças do coração.

Ingredientes

Puré de batata instantâneo 6 colheres de sopa
Aipo 1 grande
Caldo de legumes 4 copos
Sumo de laranja 1 copo
Xerez seco 4 colheres de sopa
Azeite 4 colheres de sopa
Hortelã 2 colheres de sopa
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada
Casca de laranja ralada 1 unidade

Preparação

1. Lave o aipo e retire-lhe as folhas exteriores. Corte a parte branca e tenra do aipo até encher duas tigelas. Refogue-o suavemente num tacho fundo com o azeite durante cerca de 10 minutos.

2. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente metade do caldo de verduras. Retire do lume e bata na misturadora. Acrescente o caldo restante, bata mais uns minutos e passe pelo passevite.

3. Aqueça o creme novamente e, quando começar a ferver, retire do lume e acrescente o puré de batata. Misture bem e junte o sumo de laranja e o xerez, e misture de novo. Aqueça durante um minuto. Para dar um toque de cor, sirva decorado com ramos de bróculos e cubos de pão torrado.

Dicas

Ainda desconhecido de muitos portugueses, o aipo é um legume muito completo, que deve ser incluído na alimentação regular. Produz uma reação alcalina no sangue, é bastante diurético, anti-espasmódico, carminativo, tónico digestivo, ajuda a eliminar o ácido úrico, é hipotensor, afrodisíaco e ajuda a combater o mau hálito. A sua raiz faz parte de um xarope diurético, xarope das cinco raízes, em associação com funcho, gilbarbeira, salsa e espargos.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.