Em destaque

Bacalhau com farinheira, grelos e broa de milho

O fiel amigo dos portugueses surge aqui revisitado numa proposta original e diferenciadora que combina três dos mais populares ingredientes nacionais num só prato. Uma sugestão deliciosa para refeições familiares.

Ingredientes

Bacalhau 400 gr
Farinheira 1
Molho de grelos 1
Broa de milho 1/2
Alho 4 dentes
Cebola 1
Louro 1 folha
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada
Azeite 1 dl

Preparação

1. Prepare o bacalhau. Limpe-o de peles e espinhas e reserve. Corte a cebola em meias-luas e pique dois dentes de alho. Leve-os, juntamente com o azeite e a folha de louro, ao lume e deixe refogar.

2. Acrescente o bacalhau e envolva bem no refogado, deixando-o estufar. Retifique de sal e tempere com pimenta. Coza os grelos em água temperada de sal. Retire e deixe escorrer bem.

3. Triture a broa com os restantes dentes de alho e um fio de azeite e reserve.

4. No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque a farinheira sem a pele e esfarelada. Por cima, disponha o bacalhau e, sobre este, os grelos bem escorridos. Tempere com azeite e cubra com a broa.

5. Leve o bacalhau com farinheira, grelos e broa de milho ao forno, previamente aquecido a 180º C, durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, retire do forno. Sirva de imediato.

Dicas

Ao confecionar esta receita, proposta pela blogger e autora de livros de culinária Joana Roque, pode usar bacalhau em migas ou em postas, já demolhado. Em alternativa, pode também prepará-la com espinafres ou até couve. Se gosta de azeitonas, polvilhe o bacalhau com 60 gramas de azeitonas descaroçadas em rodelas no momento de servir.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.