Em destaque

Arepas de peito de peru com ervas

Comer é também viajar pelos sabores de outras latitudes. Estas arepas, pãezinhos de milho sul-americanos, são ótimas quando recheadas com carnes magras, frutas e vegetais. Façamos como na Venezuela onde a arepa é sinónimo de partilha à mesa. Neste caso, aceite a sugestão do chef Nuno Inverneiro e pense num brunch em sua casa.

Ingredientes

Arepas

Farinha de Milho 250 g
Sal 1 colher de sopa
Açúcar 1 colher de sopa
Peito de peru com ervas 150 g
Abacate maduro 1 unidade
Tomate 1 unidade
Queijo mozarela em fios 100 g
Patrocinado por

Preparação

Mãos na massa, vamos preparar as arepas:

Vamos começar por preparar estas arepas misturando, numa taça, farinha de milho, sal e açúcar.

De seguida, juntamos lentamente água que amornámos previamente. Mexemos a massa à mão até obtermos uma consistência semelhante a plasticina, embora um pouco mais aguada (se nos parecer muito húmida juntamos um pouco mais de farinha e continuamos a amassar). A massa precisa de algum descanso, não muito, bastam três minutos. O suficiente para secar um pouco.

É chegada a hora de moldar as nossas arepas:

Para moldar as arepas começamos por fazer uma bola com a massa (do tamanho de uma bola de ténis).

Posto isto, sobre uma superfície enfarinhada, vamos achatar a bola até formarmos uma bolacha com 1,5 cm de espessura. Devemos repetir o processo até terminar a massa.

Fritar as arepas:

Levamos a arepa a uma frigideira untada com azeite bem quente (cuidado para não deixar queimar). Frita três minutos de cada lado. Repetimos o processo para todas as arepas.

Montar e degustar:

Terminada a fritura, vamos abrir as arepas no sentido longitudinal, utilizando uma faca. Para facilitar o processo, vamos pressionar ligeiramente, com a palma da mão, a arepa contra uma superfície lisa. Utilizando a outra mão, passamos o gume da faca pelo centro deste pão.

Recheamos as arepas com as fatias de abacate (a fruta livre da casca) e tomate (de onde retirámos as sementes). Sobre a fruta e vegetal dispomos as fatias de peru (com alguma “negligência”, não as queremos arrumadas e as `ondinhas` vão espicaçar o sabor da carne). Finalmente, acomodamos o queijo mozarela em fios.

Este pão quer-se bem recheado, seja generoso nas quantidades.

Saber mais em Primor.

Dicas

Podemos conservar no frigorífico por três a quatro dias as arepas depois de fritas. Também as podemos congelar Embrulhamos os pãezinhos individualmente em filme de cozinha e acondicionamo-los num recipiente. Bem fechado. No congelador podem manter-se meses.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.