O conceito "twist-to-open", desenvolvido pela corticeira Amorim em parceria com a O-I, combina uma rolha ergonómica de cortiça e uma garrafa de vidro com uma rosca interna no gargalo. Este novo sistema de abertura, denominado Helix, revelou em testes que “o vinho armazenado em garrafas de vidro com rolhas de cortiça não revelou alterações no sabor, aroma ou cor durante um período de 26 meses”. Isto de acordo com as duas empresas promotoras do projeto.

Na prática estamos perante uma rolha com um design ergonómico e uma garrafa de vidro com uma rosca interior no gargalo. Os vinhos tranquilos servidos com Helix podem ser abertos à mão, sem esforço, apenas segurando e rodando a parte superior. Depois da abertura, a garrafa Helix poderá ser novamente fechada da mesma forma.

Um sistema que cativou os norte-americanos da Constellation Brands que passam a oferecer o sistema Helix na gama Callie Collection. Os vinhos da Callie Collection, com um preço de venda ao público, nos Estados Unidos, de 13.99 dólares, destacam-se pelos aromas e sabores frescos típicos da Costa Central de Califórnia e o seu portefólio inclui  três vinhos: Pinot Grigio, Chardonnay e um “blend“ tinto de alta qualidade.

sistema helix
A Callie Collection conta no seu portefólio com três vinhos: Pinot Grigio, Chardonnay e um “blend“ tinto de alta qualidade. créditos: 2017 Getty Images

"Estamos orgulhosos e muito entusiasmados com o lançamento da Callie Collection com a solução Helix", realça Marissa Glennon, Responsável de Marketing da Callie Collection.

Já Carlos de Jesus, Diretor de Marketing da Corticeira Amorim, relembra que: "A cortiça e o vidro continuam a ser a referência para a indústria vitivinícola em termos de qualidade do packaging e das inigualáveis credenciais em termos de sustentabilidade. Estamos obviamente muito satisfeitos pela parceria com a Constellation, um verdadeiro líder mundial da indústria de vinhos e bebidas”.