“Um homem cozinheiro, onde já se viu!...”. A expressão encaixa-se no prefácio ao mais recente livro do chefe Vítor Sobral, “Receitas Lá de Casa”. Uma nota introdutória escrita pelos pais, Eduardo Sobral e Antónia Sobral, que dedicam alguns parágrafos ao percurso do filho, “um líder natural” que ainda em tenra idade decidiu ser cozinheiro. “Para nós, aquilo que realmente importava era que fosse bem-sucedido naquilo que lhe fizesse feliz”, rematam Eduardo e Antónia.

No ano em que sopra 50 velas, Vítor Sobral, chefe de cozinha, consultor, professor, revela a sua outra faceta, a de homem de família. E fá-lo chamando para a abertura do seu último título, os pais, que recuperam memórias de infância do proprietário do restaurante Peixaria da Esquina.

Com “Receitas Lá de Casa” (edição Casa das Letras), Vítor Sobral, autor de mais de uma vintena de obras, quer combater o estigma de que o cozinheiro profissional não cozinha em casa. Um engano como nos diz o chefe, com exemplos da sua vida. “Por ter sido pai muito jovem, sempre me preocupei com a alimentação dos meus filhos” e acrescenta, “herdei do meu pai o mau humor quando não como bem, e da minha mãe a esquisitice com a falta de higiene e pouco cuidado nos detalhas”. Um ADN culinário que Vítor Sobral transporta para a presente obra em cem receitas divididas por géneros.

Nas mais de 200 páginas da presente obra vamos encontrar pratos para a família, para os dias de festas, para o convívio entre amigos, para comer a dois, para a falta de tempo, para o mais novo lá de casa, para ter uma casa livre de refrigerantes.

Concretizando, Vítor Sobral, apresenta-nos desde uma canja rica, a uma sopa fria de meloa e tomate; do arroz de borrego, abóbora, feijão-verde e hortelã, ao bacalhau no forno, legumes salteados e creme de cogumelos e espargos.

Uma cozinha que privilegia os produtos portugueses e onde cabe, também, o ”porco com tempero de mãe”, as “amêijoas do meu pai”, a língua de vaca laminada, tomate, cogumelos e manjericão, o robalo marinado com laranja e limão, um arroz-doce caramelizado com especiarias doces, uma Mousse de chocolate com creme de café.

E como a cozinha também se faz com as bases, o chefe junta algumas propostas que nos facilitam a vida na hora de ir para os tachos. Saliente-se os caldos (de bacalhau, de galinha, de peixe, de pescada), o molho de tomate, os pickles caseiros, o vinagrete de tomate.

No seu currículo de mais de 30 anos, Vítor Sobral conta com o prémio Gourmand International Cookbooks Award 2013, atribuído ao seu livro “As Minha Receitas de Bacalhau”.

“Receitas Lá de Casa” chega aos escaparates com o preço de 18,90 euros.