A iniciativa convida a descobrir os sabores do Concelho de Sintra, recuperando alguns dos pratos mais emblemáticos servidos em eventos e festas locais da região desde 1930 até aos dias de hoje, e que são acompanhados dos melhores vinhos da Adega Regional de Colares, numa harmonização que se pretende perfeita.

Para ajudar à viagem gastronómica no tempo, o Enólogo Aníbal Coutinho e o Chefe António Escudeiro criaram um apelativo menu de degustação, que é na verdade um verdadeiro banquete para os sentidos.

Para abrir as hostes: Espumante Stanley, Fundação Stanley Ho, 2010, Rosé Bruto, Regional Lisboa e Arenae, Adega Regional de Colares, 2006, Branco, Colares DOC; seguido de Creme Diplomata (servido em menu de 1935) – acompanhado de Casal Sta. Maria, Malvasia, 2013, Branco, Regional Lisboa.

No prato de peixe uma surpresa: Surpresas de Linguado com Molho Camarão (servido em menu de 1937) – acompanhado por um Viúva Gomes, Jacinto L. Baeta &amp, Filhos 1969, Tinto, Colares DOC – um vinho que se vai tornando mais suave depois de estar algum tempo no copo; seguido de Vitela Assada à Moda de Sintra (servido em menu de 1938) – acompanhado com Colares Chitas, António Paulo da Silva, 1996, Tinto, Colares DOC.
E para rematar: Os clássicos: Travesseiro de Sintra, queijada, nozes de Galamares… acompanhado de um Carcavelinhos Villa Oeiras, Município de Oeiras, generoso branco, Carcavelos DOC.

O preço do menu por pessoa é de 45 euros.

Se preferir outros pratos, tem à disposição Salada de polvo à moda das Azenhas do Mar; Pastéis de massa folhada à financeiro (pastéis servidos na 1.ª Festa Vindimária nos anos 30); Caldeirada de peixe e marisco à moda da Ericeira (Menu de 1930); Filetes de bacalhau frito com feijão fradinho (Menu de 1973); Robalo de mar da Adraga em crosta de salsa (Menu de 1996); Feijão carrapato guisado; Coq au vin de Colares; Barriga de leitão à Seteais e Coelho à particular (Menu de 1934).

Nas sobremesas as sugestões são: Misto de doçaria tradicional (queijadas de Sintra, travesseiros e pérolas de Colares), Nozes de Galamares; Maçã de Fontanelas (Menu de 1989); Pera parda em vinho e canela (Menu de 1945).

Entre os vinhos as opções são: DOC Colares Branco Arenae (50cl), Chitas, Viúva Gomes (50cl), Fundação Oriente, Casal de Santa Maria, DOC Colares Tinto, Arenae, e DOC Carcavelos Vinho Sobremesa Villa Oeiras.

As reservas devem ser feitas junto do Tivoli Palácio de Seteais.

Esta é uma iniciativa que pretende promover e homenagear a Gastronomia local, mas também promover e dar a conhecer os conhecidos e reputados vinhos da região, tão apreciados entre nós em tempos e que agora ganham novo fôlego e apreciadores, especialmente no estrangeiro, nomeadamente nos mercados do Norte e Centro da Europa e também Norte Americano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.