A Tasmânia, ilha do sul da Austrália; Temecula Valley, na Califórnia; Beaujolais, em França, e Vale Maipo, no Chile, estão entre a dezena de escolhas que a revista Wine Enthusiast, publicação sediada em Nova Iorque, elege como destinos “entusiasmantes” para provar a gastronomia, com particular destaque colocado nos vinhos.

A Lisboa, cabe um lugar nesta tabela onde surgem, a par de destinos esperados como Itália (Lago Garda) ou a Grécia (Salonica), paragens como Banguecoque, capital tailandesa, ou Seatle no estado norte-americano de Washington. No primeiro caso pela presença de mais de cem adegas, no que toca ao país asiático, pela oferta de restauração local e a harmonização que esta faz com os néctares.

No que respeita à região de Lisboa a publicação especializada em vinhos e com perto de 800 mil leitores em todo o mundo, vê-a, no artigo que lhe dedica, como um microcosmos da diversidade nacional. Caracteriza a capital portuguesa como “uma das últimas regiões ainda não descobertas da Europa” e enaltece os néctares de Colares e os vinhos provenientes do sopé da Serra de Montejunto, particularmente das encostas defendidas dos ventos atlânticos.

Aos potenciais visitantes, a Wine Enthusiast deixa um convite para visitarem Sintra e alguns dos seus produtores vinícolas como a Adega Regional de Colares, Adega Viúva Gomes e Casal Sta. Maria, “uma Denominação de Origem Controlada”.

“Trace uma rota a norte, para Bucelas, para um ´mergulho profundo` na uva Arinto. Conheça a Quinta da Romeira. Mais ao norte, na Aldeia Galega da Merceana [Alenquer], situam-se a Quinta de Chocapalha e a Casa Santos Lima. A Chocapalha produz excelentes vinhos tintos e brancos tradicionais, enquanto a Casa Santos Lima oferece uma visão moderna dos vinhos regionais”, sublinha a publicação.

Alenquer e as suas Quinta do Pinto e Quinta do Monte d'Oiro, também não são esquecidas no artigo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.