Olivia Charlet, terapeuta nutricional, traz-nos no seu mais recente livro, “A Dieta Cetogénica” (uma edição Nascente), um regime alimentar que tem vindo a ganhar seguidores e que elimina da cartilha dos ingredientes que vão à mesa o pão, a massa, o arroz, o feijão, os doces e o leite. Em suma, uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono e sem glúten.

O que Olivia nos propor nas mais de 120 páginas desta sua obra é que substituamos os alimentos citados por ovos, vegetais, sementes e frutos secos e proteína animal em pequena quantidade, sobretudo biológica, argumentando que nos está a “oferecer um caminho para uma alimentação mais saudável e para combater as doenças e os problemas de saúde ligados aos atuais hábitos alimentares”. Doenças como a obesidade, a diabetes, os distúrbios inflamatórios, as doenças autoimunes e mesmo o cancro.

Um livro que é, também, um plano anti-inflamatório composto por mais gorduras e menos hidratos de carbono.

Entre os alimentos “indispensáveis” cetogénicos citados pela autora encontram-se “os óleos biológicos ricos em ómega-3 e em triglicéridos de cadeia média (TCM), incluindo óleo de camelina, óleo de colza, óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau e gorduras animais de boa qualidade, como a gordura de pato”.

dieta cetogénica

Uma lista à qual, Olivia acrescenta as oleaginosas e sementes (amêndoas, nozes, sementes de chia e linhaça), Carne vermelha e de aves de boa qualidade (biológicas e criadas ao ar livre), Peixe gordo pequeno (anchova e sardinha), Algas marinhas, Frutos (azeitona, abacate, coco e bagas), Alimentos doces específicos (açúcar de coco, xaropes de kitul, yacon e alfarroba)

Olivia Charlet é terapeuta nutricional e naturopata, apaixonada por nutrição, toxicologia e técnicas alternativas não invasivas. Na última década, tem estudado o impacto da nutrição na saúde através da Dieta Cetogénica e Hipotóxica.

“A Dieta Cetogénica” chega aos escaparates com o preço de 15,98 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.