Regiões como Okinawa, no Japão, a Sardenha, em Itália, Icária, na Grécia, Loma Linda, na Califórnia, Península de Nicoya, na Costa Rica, foram objeto de uma extensa investigação por Dan Buettner e a sua equipa de demógrafos, antropólogos e epidemiologistas.

O “Projeto das Zonas Azuis”, entretanto criado por Dan Buettner, visa implementar nove fatores para uma vida mais longa em localidades nos Estados Unidos da América. Em poucas palavras: comer bem, stressar menos, ser mais ativo e amar mais.

Um trabalho de campo que também trouxe aos escaparates o livro, “A Solução das Zonas Azuis: Comer e Viver como as Pessoas Mais Saudáveis do Mundo” (edição Vogais). Obra onde o autor norte-americano nos apresenta os princípios da sua investigação.

Nas mais de 300 páginas deste título vamos encontrar soluções simples e práticas para incorporar na rotina diária as dietas e os hábitos de vida saudáveis dos habitantes das "Zonas Azuis". A obra inclui mais de 70 receitas típicas destas regiões e ajustadas à cozinha internacional, bem como dicas para adaptar o estilo de vida, com informação passo a passo.

A propósito das “Zonas Azuis” diz-nos Dan Buettner: “Nas cerca de 20 viagens que fiz aquelas regiões, achei particularmente útil passar tempo na companhia das pessoas centenárias, a ouvir as suas histórias e a observar as suas vidas com atenção. Vi a forma como preparavam as refeições e comi quando e o que elas estavam habituadas a comer”.

O investigador da National Geographic sabia que aquelas pessoas estavam a fazer alguma coisa de forma muito correta, “não podiam apenas ter ganhado a lotaria genética”.

Dan Buettner concluiu que apesar de estarmos perante áreas geográficas separadas por milhares de quilómetros, as populações partilhavam hábitos e formas de trabalhar semelhantes.

Partindo destas observações a equipa liderada pelo norte-americano apresentou nove lições a que chama as “Nove Poderosas”: “Mova‑se de forma natural”; “Propósito”; “Abrandar”; “Regra dos 80%”; “Renda-se aos Vegetais”; “Vinho às 5”; “Tribo Certa”; “Comunidade”; “Primeiro os que se ama”.

O trabalho de Dan Buettner gerou dois bestsellers: “The Blue Zones: 9 Lessons for Living Longer From the People Who’ve Lived the Longest” e “Thrive: Finding Happiness the Blue Zones Way”. Em 2005, foi finalista do National Magazine Award, com a reportagem “Secrets of Living Longer”.

Leia um excerto do livro aqui

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.