Em Oeiras, o São Martinho vai celebrar-se com a oferta de toneladas de castanhas assadas

As tradicionais Festas de São Martinho celebradas em Oeiras contam este ano com mais um dia de comemoração. Desta forma, são dois os locais onde moradores e visitantes poderão degustar as castanhas assadas, distribuídas gratuitamente.

Assim, a 10 e 11 de novembro, das 11h00 às 22h00, a festa decorre no Largo 5 de Outubro, em pleno centro histórico de Oeiras. Já no dia 16 de novembro, das 11h00 às 22h00, a animação recai no Jardim do Palácio Anjos, em Algés.

Saiba mais aqui.

São Martinho: Castanhas, bons vinhos e petiscos ao ritmo da poesia e da música

No mês de São Martinho visite a adega e prove o vinho

De 1 a 30 de novembro, exceto às segundas-feiras, os visitantes da Ribafreixo Wines, em Vidigueira, no Alentejo, podem fruir de uma experiência de época dedicada à gastronomia e ao vinho. O pacote inclui uma visita à Adega, com a tradicional prova de um vinho novo incluída, seguida de prova de três vinhos da Ribafreixo e produtos regionais, culminando num almoço no restaurante panorâmico da Adega com ementa especial de São Martinho.

Saiba mais aqui.

No mês de São Martinho visite a adega e prove o vinho
créditos: _ Jerónimo Heitor Coelho

Em Valpaços, a Festa da Castanha vai dar a provar um bolo com 600 quilos

A Festa da Castanha Judia realiza-se na freguesia de Carrazedo de Montenegro no concelho transmontano de Valpaços e, para além da mostra e prova de milhares de quilos de castanha, promete muita animação e outros comeres nas tasquinhas e restaurantes presentes no certame.

No decorrer da iniciativa não faltarão os magustos, assim como um bolo de proporções gigantescas, com perto de 600 quilos, tendo como ingrediente base a castanha. Um petisco guloso aberto à prova da população e visitantes.

Saiba mais aqui.

Em Valpaços, a Festa da Castanha vai dar a provar um bolo com 600 quilos

Em Lisboa, um magusto com sabor a vinhos alentejanos

No mês de todos os magustos, novembro, a capital recebe no sábado 9 de novembro, uma festa onde as castanhas vão casar com vinhos alentejanos produzidos pela Adega Mayor.

Este São Martinho no Espaço Brasil, na LX Factory, conta com entrada livre para os concertos. A festa está garantida a partir das 15h00 e até às 22h00.

Saiba mais aqui.

Em Lisboa, um magusto com sabor a vinhos alentejanos

Em Marvão, o São Martinho celebra-se com 5 toneladas de castanhas

Durante dois dias, a 9 e 10 de novembro, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural onde, para além das toneladas de castanha à prova, se pode encontrar o que se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.

Em 2019, na 36ª edição da Festa da Castanha, vão ser distribuídos cinco toneladas deste fruto seco (certificado como produto de Denominação de Origem Protegida - DOP), em diversas artérias da localidade, nomeadamente nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo.

Saiba mais aqui.

Em Marvão o São Martinho celebra-se com 5 toneladas de castanhas

Em novembro, os “Os Indiana Jones das Vinhas Portuguesas” vão estar no Encontro com Vinhos

Neste Encontro com Vinhos, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, vão estar em prova livre, mais de 300 marcas, das grandes casas e dos produtores de renome, aos produtores menos convencionais (incluindo vinhos biológicos e biodinâmicos), de todas as regiões portuguesas e de algumas das mais emblemáticas regiões internacionais, do Velho e do Novo Mundo.

Em simultâneo, decorrerá um intenso programa paralelo de ações temáticas. As mais de duas dezenas de provas comentadas permitirão viajar ao longo do tempo nas sessões “Clássicos Portugueses dos últimos 20 anos” e através de verticais dos vinhos Adega de Borba Rótulo de Cortiça (de 1967 a 2015), Conde Vimioso Reserva (2003-2017), Escondido (2006-2017), Principal Grande Reserva (2009-2012), Quinta da Gricha (1999-2017), Quinta do Monte Xisto (2011-2017), Tapada de Coelheiros Garrafeira (1996-2012).

Saiba mais aqui.

Em novembro, os “Os Indiana Jones das Vinhas Portuguesas” vão estar no Encontro com Vinhos
créditos: fabricedemoulin.com

São Martinho no Hotel Cascais Miragem com os bons sabores do outono

A 11 de novembro, o cardápio temático de celebração do São Martinho do Restaurante Gourmet do Hotel Cascais Miragem, convida à prova de pratos como a terrina de foie gras com nougat e compota de marmelo, o pão brioche com canela e redução de ervas, o lombinho de porco preto acompanhado por puré de favinhas com coentros e regado por um molho de cogumelos e jeropiga, e para terminar, o mil-folhas de castanhas com caramelo e rum.

Também o buffet de almoço do Restaurante Oasis Terrace do Hotel será alusivo à efeméride, onde não faltarão as tradicionais castanhas assadas, fritas e cozidas com erva doce, o lombinho de porco ibérico assado com molho de jeropiga ou os marrons glacés servidos com o café.

Saiba mais aqui.

São Martinho no Hotel Cascais Miragem com os bons sabores do outono

Enóphilo Wine Fest Porto com mais de 30 produtores e uma prova “velhíssima”

O Hotel Crowne Plaza Porto, localizado na Avenida da Boavista, é o palco escolhido para receber a iniciativa Enóphilo Wine Fest Porto, a 16 de novembro. Nesta edição, destaque para as três provas especiais, para o jantar vínico que encerra o evento e para a novidade, a primeira edição do “Velhíssimas”, uma mostra exclusivamente dedicada a aguardente vínicas e bagaceiras, que se irá realizar em simultâneo com o Enóphilo Wine Fest 2019 Porto.

A 4ª edição do Enóphilo Wine Fest Porto, com 30 produtores e mais de 300 referências à prova, termina com uma ementa especialmente preparada para esta ocasião, na companhia de vinhos selecionados de alguns dos produtores presentes no evento Enóphilo Wine Fest, naquele que é o momento de celebração, o encerrar de um dia dedicado ao Vinho, para quem gosta de Vinho.

Saiba mais aqui.

Enóphilo Wine Fest Porto com mais de 30 produtores e uma prova “velhíssima”

O saber ancestral do vinho da talha merece workshop no restaurante O Frade

Quem visitar o restaurante O Frade, na Calçada da Ajuda, na semana de São Martinho será acolhido da forma mais tradicional, com uma bebida típica da época: Jeropiga ou água-pé. E como o ditado popular diz, “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”, não poderia deixar de haver vinho. Neste caso, a Adega ACV Vinho de Talha vem até Lisboa, para dar a conhecer os seus novos vinhos.

Saiba mais aqui.

O saber ancestral do vinho da talha merece workshop no restaurante O Frade

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.