Há perto de quatro décadas que Jancis Robison trata por “tu” o mundo do vinho. Há quem a considere a maior crítica e conhecedora de vinhos a nível mundial. Entre as personalidades que admiram esta que já foi eleita “A Melhor dos Melhores Escritores de Vinhos”, está a rainha Isabel II de Inglaterra. Jancis é a conselheira da monarca no que respeita a vinhos.

Ao Sapo Lifestyle Jancis Robison deixa algumas dicas e alertas na hora de escolher os melhores vinhos. Basta clicar nas imagens.

Admiradora de um bom Madeira e impressionada com a evolução dos vinhos portugueses, Jancis Robison chega ao público nacional à boleia do título, “Especialista de Vinhos em 24 Horas” (uma edição Casa das Letras).

Neste manual, o leitor vai encontrar a resposta a perguntas elementares sobre vinhos, mas também boas indicações sobre quanto deve pagar por um vinho, como escolher um bom néctar ou como combinar o vinho e a ocasião.

Jancis desmistifica o vinho e deixa dez das melhores dicas na hora de escolher a melhor bebida. Nas 120 páginas de “Especialista de Vinhos em 24 Horas”, a autora apresenta as castas mais populares e destaca o vocabulário base para o enófilo não perder o Norte no mundo dos vinhos.

Os dez melhores vinhos portugueses segundo a mais respeitada crítica mundial
Os dez melhores vinhos portugueses segundo a mais respeitada crítica mundial
Ver artigo

No prefácio à obra Jancis Robison sublinha que “há muitas pessoas que gostam simplesmente de beber um vinho mas não têm qualquer vontade de ler um milhão de palavras sobre o tema”. O livro, de acordo com a autora, “destina-se a esses apreciadores que querem saber apenas o essencial sobre o vinho, como o escolher, como lidar com ele”.

Aos portugueses, a crítica de vinhos deixa algumas palavras de incentivo para conhecer as diferentes regiões produtoras do nosso país e a aprofundar o interesse sobre os néctares importados.

Jancis Robison nasceu em 1950, recebeu vários prémios Glenfiddich (para divulgadores na área da gastronomia e bebidas). É a única jornalista inglesa que conseguiu passar as dificílimas provas exigidas no Master of Wines. Recebeu um doutoramento Honoris Causa da Open University. Teve um programa na BBC sobre vinhos. Entre os títulos que publicou, estão “The Oxford Companion to Wine”, “The World Atlas of Wine e Wine Grapes”.

O “Especialista de Vinhos em 24 Horas” pela conselheira de Isabel II de Inglaterra

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.