Que levante o braço quem nunca teve irritações de mesa com a teimosia da prole face a um prato com vegetais, hortícolas, leguminosas; é indiferente a sua natureza. Eles não querem. Brócolos, ervilhas, espinafres, agriões, feijão, favas, entram na sempre eterna lista dos alimentos proscritos pelos mais pequenos. Acresce que só lhes fazem bem. São ricos nutricionalmente e obrigatórios numa dieta equilibrada.

Face ao dilema entre levar os “indesejáveis” (na perspetiva das crianças) à mesa, sofrendo as consequências, com uma boa dose de irritação, ou incluí-los de forma criativa, a australiana Laleh Mohmedi, optou pelo segundo caminho.

O que esta mãe, a viver em Melbourne, faz é evidenciar as qualidades dos alimentos através de uma apresentação engenhosa dos mesmos. Como? Da forma que as imagens patenteiam, apresentando os verdes sob um formato que todas as crianças apreciam, os personagens da animação.

As publicações de Laleh no Instagram, na página jacob's food diaries, estão a ajudar milhares de pais em muitas latitudes a mudar o prato dos seus filhos e, inclusivamente a convidá-los no processo de criação de novos personagens. É natural que nem todos com o engenho da australiana. Não importa, o objetivo de Mohmedi é levar educadores e crianças a discutirem os alimentos, conhecendo-os, sabendo como combiná-los.

Uma dedicação da mãe australiana que mereceu, inclusivamente, a atenção do chefe de cozinha inglês Jamie Oliver. Este, convidou a Laleh a produzir alguns dos seus pratos numa vertente educativa destinada a pais e filhos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.