Insolvência é o caminho para o império de 25 restaurantes do Jamie Oliver, o que inclui as casas Fifteen e Barbecoa e 23 estabelecimentos do Jamie’s Italian, no Reino Unido. A notícia que foi inicialmente avançada esta terça-feira, 21 de maio, pelo jornal britânico The Guardian, dá-nos conta de que o processo de insolvência põe em risco mais de mil postos de trabalho.

O mesmo jornal sublinha que "o grupo tem procurado compradores nos últimos meses", face às dificuldades enfrentadas dada a concorrência do mercado de restaurantes informais que proliferam nas Ilhas Britânicas.

Em comunicado que podemos ler nas suas redes sociais, Jamie Oliver sublinha: “Estou profundamente triste com este desfecho. Gostaria de agradecer a todos os funcionários e fornecedores que colocaram os seus corações e almas neste negócio desde há uma década”.

O chefe de cozinha, estrela de televisão e ativista na promoção da alimentação equilibrada, fundou o seu Jamie’s Italian, em Oxford, corria o ano de 2008.

Em 2018, o negócio na cadeia Italian de Jamie Oliver caiu quase 11%, com perdas na casa dos 20 milhões de libras (mais de 22,83 milhões de euros), obrigando ao encerramento de 12 restaurantes, o que deixou perto de 600 funcionários sem trabalho. Valeu, na época, a injeção de capital próprio do chefe de cozinha britânico.

Agora, o processo de reclamação de créditos dos funcionários deverá ser entregue à consultora KPMG.

Jamie Oliver salvou a sua cadeia de restaurantes a duas horas do prazo
Jamie Oliver salvou a sua cadeia de restaurantes a duas horas do prazo
Ver artigo

Recorde-se que em Portugal o restaurante com a marca Jamie´s Italian, instalado em Lisboa, é gerido por um franchisado.

O britânico, natural do Essex, começou a cozinhar no pub dos pais aos oito anos. Ainda jovem, tornou-se um fenómeno global em matéria de alimentação e promoção de campanhas. Jamie apoia obras e eventos de carácter social, como a Jamie Oliver Food Foundation (com ramos em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália), e o Food Revolution Day (Dia Anual da Revolução Alimentar).

Entre os famosos restaurantes de Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é mundialmente reconhecida.

Jamie colabora no Jamie Magazine, a sua revista de culinária, aparece nos seus canais do YouTube, Jamie Oliver’s Food Tube and Drinks Tube, tem cinco apps premiadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.