Desde 2014, o município de Albergaria-a-Velha inclui na agenda de iniciativas anuais uma festa em torno do pão português. Desta forma, a tradição do fabrico do pão naquele concelho da região Beirã, assim como produções contemporâneas, vão dar o mote a uma festa de pães nacionais.

“Um bom pão é autêntico, tem de ser feito com tempo, com mãos, não é um processo industrial”
“Um bom pão é autêntico, tem de ser feito com tempo, com mãos, não é um processo industrial”
Ver artigo

Nos dias em que decorre o Festival, mais de seis dezenas de pães portugueses do continente e ilhas vão estar em mostra, prova e venda na Praça Dona Tereza (Praça Dona Tereza), junto à Biblioteca Municipal, junto à Biblioteca Municipal.

Não vão faltar os expositores de pães, assim como demonstrações de cozinha ao vivo com as presenças já confirmadas, entre outros, do chefe de cozinha Hélio Loureiro e da bloguer Isabel Zibaia Rafael, autora da página “Cinco Quartos de Laranja”.

Quem gosta, mesmo, de “meter as mãos na massa”, contará com oficinas de confeção de pão na zona de padaria, a laborar todos os dias. Na sexta-feira, pelas 19h30, haverá ainda “Conversas com Pão”, com Gil Gilardino e António Mateus.

Festival Pão de Portugal regressa e vem carregadinho de boa massa

Para as crianças, o projeto “Aos Sábados, Conto Contigo!”, vai apresentar a criação original “Começa numa Semente”, na manhã do dia 1 de junho. Já no domingo, pelas 10h30, decorrerá uma sessão especial de “Leituras com Sabor”. Nesta, as famílias poderão descobrir receitas divertidas à volta do pão com o chefe de cozinha Hugo Filipe Martins. De seguida, Isabel Fernandes Pinto, autora d´ “A Padaria” irá fazer uma leitura encenada do seu livro, que destaca a importância dos padeiros na nossa sociedade.

O "Festival Pão de Portugal" não dispensa a componente musical com, entre outros, os Best Youth, a 1 de junho, sábado. Vanja & Rui atuam na tarde de domingo.

Porque nem só do pão que se come vive este festival, na manhã de 2 de junho, domingo, terá lugar o trail “Móis-me a Cabeça” (10h30). Uma prova que pede resistência. Serão mais de 40 quilómetros de aventura na rota dos moinhos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.