Há quem a aponte como uma das grandes tendências para este 2017. A cozinha Nikkei está a extravasar as fronteiras do Peru e a ganhar apaixonados em diferentes geografias. Em Portugal o Waka Cevicheria adiantou-se à moda e desde há um ano apresenta uma carta recheada com este conceito gastronómico. Uma cozinha que resultou das migrações de finais do século XIX quando japoneses demandaram o Peru para trabalhar nas plantações de açúcar.

A população que chegava do “País do Sol Nascente” não trazia apenas a força de trabalho, trazia os seus hábitos alimentares que acabaram por se casar com o peixe fresco do Pacífico. Nascia uma cozinha que integra a lima, milho, pimentas peruanas ajis, mandioca, variedades de batata, molho de soja e sésamo. Ceviches, tártaros, tiraditos, causitas e sushi passaram a fazer parte do léxico da gastronomia peruana.

Cascais: Boa cozinha japonesa e peruana no mesmo prato? E ainda há quem se queixe das migrações

Em Portugal a cozinha Nikkei prova-se numa das ruas mais cosmopolitas de Cascais, a Alexandre Herculano. Uma aposta de Jorge e Viviane Leote que já antes se haviam lançado no conceito sushi com o restaurante Confraria. Para os proprietários, “só faria sentido investir em algo que reforçasse a ligação ao mar”.

Agora, ao completar o primeiro ano de vida, o Waka Cevicheria renovou a carta e apresenta novidades. Nas entradas, Cevichipo chips, ou seja peixe branco marinado em pimenta amarela sobre chips de batata-doce (5,90 euros), os Temakis de salmão (5,90 euros) e o Atum spicy (7,50 euros). No que respeita aos pratos quentes, de salientar nestas estreias o Udon de camarão (12,90 euros) e o Risotto de quinoa de camarão ou de salmão (ambos por 11,90 euros).

Cascais: Boa cozinha japonesa e peruana no mesmo prato? E ainda há quem se queixe das migrações

Da carta no geral, Jorge e Viviane destacam também o Eby Spicy, uma tempura de camarão com molho picante sobre salada verde, (10,90€), o Ceviche Waka (peixe branco, polvo e camarão marinado em leite tigre com batata doce, 11,80 euros) e a Degustação de causitas (9,90 euros). Nos urumakis, “o Acevichado (peixe branco, abacate e atum banhado em molho de ceviche (cinco unidades por 5,50 euros) realça na perfeição a fusão das cozinhas do Peru e Japão”, dizem.

Chegados à sobremesa, a proposta recaí sobre o Harumaki de banana, chocolate e lucuma (4,90 euros).

O Waka Cevicheria serve almoços e jantares todos os dias da semana, entre as 12h00 e as 15h30 e as 19h00 e as 24h00. O custo médio por pessoa é de 20,00 euros.

 Waka Cevicheria

Rua Alexandra Herculano, 96, Cascais
Tel.: 214 864 100

Cascais: Boa cozinha japonesa e peruana no mesmo prato? E ainda há quem se queixe das migrações