Dinar Kasko, com uma licenciatura em arquitetura, um filho e a paixão pelas viagens, junta a este percurso pessoal e profissional uma indisfarçável paixão pela pastelaria. Tudo isto poderia resultar apenas em mais uma jovem amadora da arte da pastelaria, entretendo os seus tempos livres frente à bancada da cozinha e forno. Na realidade, Dinara tornou as suas criações mundialmente conhecidas.

Em 2013, durante um período sabático na sua atividade profissional, a ucraniana dedicou-se à aprendizagem confeiteira. Volvidos seis anos, Dinara apresenta-nos uma abordagem inovadora ao mundo da pastelaria. A criadora aplica em bolos soberbos alguns princípios da arquitetura e matemática. O objetivo é transportar para a mesa conceitos e abordagens empregues na construção de edifícios e, também, a complexa arte de produzir formas a partir de um pedaço de papel.

Uma arte que no País do Sol Nascente tem séculos, inicialmente como tradição oral e, a partir do século XVIII, transposta para a literatura.

No caso vertente, os bolos de Dinara Kasko, de formas geométricas simples e perfeitas, recriam à escala comestível o rigor do origami, embora não disfarcem a vertente aquiteta da criadora. Nos bolos da pasteleira vemos, simbolicamente, o aço, o concreto e o vidro. Aqui, contudo, metemos a colher em delicadas confeções tendo por base chocolate, pão-de-ló, mousses, gelatinas e suspiros.

Para produzir as suas peças de pastelaria, Dinara recorre a moldes de silicone concebidos pela própria. Depois de tratados em software próprio para modelagem as peças são impressas em 3D.

A arquiteta e também chefe de pastelaria completa a sua atividade ministrando cursos sobre a arte de produzir estes bolos com um rigor formal irrepreensível. Dinara publica regularmente imagens e informação sobre as suas criações na página que gere na internet.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.