O projeto “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria# arrancou em 2015 com o realizador Tiago Pereira, a equipa do Esporão, o chefe de cozinha André Magalhães. Entretanto foram percorridos milhares de quilómetros em território nacional à procura das raízes da nossa gastronomia: tradições, métodos e receitas que passam de geração em geração através da expressão oral.

Tudo começou no Algarve, no primeiro episódio, com um ensinamento do Sr. Toni Coelho sobre o Litão, peixe típico da zona de Olhão e da Ria Formosa, e uma receita de Cataplana de Litão e Algas, do chefe André Magalhães.

Dezasseis chefes nacionais provam que a “Cozinha Portuguesa Gosta dela Própria”

Este arquivo etnográfico da gastronomia portuguesa, que já conta com 18 episódios e 59 pequenos vídeos que registam pela voz dos habitantes das mais de 50 localidades visitadas as suas receitas tradicionais, está disponível a todos aqui no canal de aqui e no site Esporão.

Cada episódio conta com a presença de um chefe, convidado a partilhar a sua interpretação de uma receita, utilizando ingredientes regionais, muitos deles pouco conhecidos do grande público. Nos 18 episódios, participaram os chefes José Júlio Vintém, Vítor Claro, André Magalhães, Bertílio Gomes, Hugo Brito, Inês Dinis, João Rodrigues, José Pinheiro, Júlio Pereira, Marco Gomes, Margarida Rego, Pedro Pena Bastos, Renato Cunha, Rodrigo Castelo, Rui Oliveira, e Rui Paula.

Dezasseis chefes nacionais provam que a “Cozinha Portuguesa Gosta dela Própria”
No decorrer da rodagem de um episódio.

Catarina Santos, Diretora de Marketing do Esporão, acredita que “enquanto produtores de vinho e azeite assumimos também o compromisso de conhecer aquilo que lhe é indissociável – a nossa Gastronomia. Procuramos, com este projeto, preservar a memória e diversidade gastronómica menos visível no nosso dia à dia; amplificar aquilo que nos torna únicos nesse âmbito; reforçar a nossa identidade e genuinidade; e no limite, inspirar a construção de um futuro mais sólido pelo conhecimento acumulado”.