Podia ser o caso, mas o que aqui lhe trazemos não é a arte da cozinha como, à primeira vista, a entendemos. É inegável que na apresentação de certos pratos, os chefes de cozinha elevam-na a arte. Contudo, aqui, focamos outros olhares para o mundo dos alimentos. A arte de fotógrafos e de artistas plásticos que utilizam matérias-primas menos comuns, como o sal ou o açúcar. A arte de doceiras geniais e de bolos inacreditáveis. Tudo, aqui, para espreitar e degustar.

A fruta é provocante e fotógrafo alemão leva isso à letra

Há muito que as frutas surgem associadas a desejo, paixão e mesmo pecado. Olhando para esta antiga associação entre alimentos e impulsos humanos, o fotógrafo alemão Ralf Klinger criou uma série de fotografias a que chamou “Fetish Fruits”.

As fotografias da holandesa Maria transportam cozinheiros para a luz e a cor da pintura do passado

O mundo da holandesa Maria Cecile Thij órbita dentro do seu estúdio de fotografia, na Holanda. É, aí, que transporta chefes de cozinha deste século XXI para os ambientes dos mestres da pintura de há quatrocentos anos.

Os incríveis bolos geométricos de uma arquiteta que também é chefe de pastelaria

Aço, betão, vidro e formas geométricas são a fonte de inspiração dos bolos de Dinara Kasko. Esta arquiteta e chefe de pastelaria casa a ciência dos números com a inspiração confeiteira. O resultado são bolos com formas geométricas perfeitas. Tudo é comestível.

Artista japonês cria admiráveis paisagens utilizando apenas sal

Há quem nelas veja poesia, outros perturbação, outros ainda, a serena expressão do artista nipónico Motoi Yamamoto. Espirais, montanhas, labirintos são a sua expressão artística. Como matéria-prima, unicamente o sal. Aqui um elemento simbólico.

Carl Warner, o britânico que decidiu viver num mundo alternativo criado com alimentos

Há quem mergulhe num livro ou filme de fantasia como forma de escape. Há quem construa os seus mundos alternativos para neles se embrenhar. O designer e fotógrafo britânico Carl Warner pertence a este segundo grupo. Cria mundos fantásticos usando, somente, alimentos. E fotografa-os.

O fungo amigo de vinhos geniais captado pela objetiva de um fotógrafo

Quem já os provou conhece-lhes a doçura. São vinhos únicos, resultando de uma vindima bago a bago de uvas sujeitas a Podridão Nobre. Provoca-a um fungo. O mesmo que inspira as fotografias artísticas de um norte-americano, Peter Lippmann.

Frescos ou degradados? Os alimentos de uma fotógrafa canadiana encerram um mistério

Ao contemplarmos as fotografias de alimentos da canadiana Anne Mason-Hoerter sentimos algum incómodo. São belas, mas deixam-nos reticências. Há razão para tal. O que na realidade vemos são 50 imagens sobrepostas. O mesmo alimento no seu estado fresco e a progressiva degradação.

Artista australiana cria enormes paisagens psicadélicas produzidas com açúcar

Estas são instalações para gulosos e não só. As obras da australiana Tanya Schultz nascem para serem degustadas com os olhos e com a curiosidade de quem gosta de descobrir mundos oníricos, de viajar à infância ou de ver corporizadas as paisagens dos contos populares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.