O The Vintage Restaurant & Bar, em Lisboa, assinalou o equinócio da primavera com a estreia da nova carta para a estação. A primeira assinada pela chef Vera Silva, que substituiu o chef Vítor Cardoso à frente da cozinha do espaço de restauração do The Vintage Lisboa, hotel do grupo NAU Hotels & Resorts. Uma ementa repleta de novidades que aposta na cozinha tradicional portuguesa reinventada, valorizando os produtos de origem nacional.

«Fomos buscar os paladares mais relevantes da nossa gastronomia mas tentámos dar-lhe um toque de modernidade», afirma Cristina Ventura, diretora da unidade hoteleira. Uma das novidades é a salada de presunto, queijo chèvre de Massuça e morango em redução balsâmica, confecionada com um ingrediente desconhecido da maioria dos portugueses, um queijo de cabra fabricado na pequena aldeia do Cartaxo que lhe dá nome.

Outra das novas propostas é um prato de bacalhau, «o nosso à Gomes de Sá», como o batizaram. Uma iguaria onde o bacalhau surge sobre uma camada de puré de batata, acompanhado por cebola, vegetais e um ovo escalfado. «É uma reinvenção [do prato] à nossa moda mas os elementos estão cá todos», sublinha Cristina Ventura, que garante que, «sempre que possível», os pratos serão acompanhados com vegetais.

O que se pode saborear neste restaurante

A nova carta de primavera do restaurante está dividida em cinco categorias. «Para começar» dá o mote a quatro entradas. Além da salada de presunto, queijo chèvre de Massuça e morango em redução balsâmica, o destaque vai para o colorido gaspacho com sorbet de pepino. «Quisemos ter na ementa uma sopa fria. Esta, além do tomate, tem pimento», explica Cristina Ventura.

«Pela boca morre o peixe» propõe quatro pratos com sabor a mar e «Carne de hoje faz o homem são» sugere quatro especialidades de carne, com destaque para o carré de borrego, confecionado a baixa temperatura, com feijão verde sobre polenta, uma iguaria portuguesa que tende a ser menosprezada. «O tornedó à professor, que é um clássico, mantém-se», refere ainda.

Sobremesas são três, incluindo o mil-folhas de pastel de nata com arejado de café e gelado de canela. Imperdíveis são também as farófias em emulsão de leite-creme com citronela em gelado. Esta é a primeira carta apresentada após o The Vintage Restaurant & Bar, que está aberto diariamente entre as 12h00 e as 15h00 e entre as 19h00 e as 23h30, ter ganho um garfo no concurso gastronómico Lisboa à Prova.

Texto: Luis Batista Gonçalves