Vai longe o tempo em que apenas a mão experiente de mestres pasteleiros e chocolateiros ditava os limites da arte doceira. Hoje, chefes e profissionais de cozinha contam com tecnologia de ponta na hora de elevar a novos patamares a apresentação e finalização de pratos. Um destes exemplos é a tecnologia de impressão 3D de alimentos, capaz de produzir intrincados padrões utilizando como matéria-prima açúcar e chocolate, aromatizando-os, inclusivamente, com ervas, especiarias e frutas.

Um dos expoentes desta tecnologia ao serviço da culinária é a impressora 3DS’ ChefJet Pro, um equipamento de bancada, pensado para operar em ambiente real, nas cozinhas de restaurantes, hotéis, em laboratórios experimentais na área alimentar. Um equipamento que opera em modo monocromático ou a cores. Neste último caso numa paleta incrível de tons, aos quais acrescenta sabores.

De acordo com Liz von Hasseln, Diretor de Produtos Criativos da empresa 3D Food Systems, estas impressoras de alimentos "usam uma cabeça de impressão a jato de tinta que é exatamente como a que encontramos na impressora 2D doméstica. Ela espalha uma camada muito fina de açúcar, em seguida, pinta a água sobre a superfície do açúcar. Este processo vai obrigar o açúcar a cristalizar uma segunda vez e a endurecer para formar as geometrias complexas”.

Estruturas que podem ser utilizadas para decorar bolos, apresentadas como imaginativos cubos de açúcar ou, simplesmente, ornarem mesas e pratos em eventos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.