Os rins e o seu funcionamento são essenciais para uma boa saúde. Estão relacionados com a nossa energia vital e a sua principal função é a de filtragem, encaminhando o que é para expelir para a bexiga. Filtrar a nossa “água” é essencial para que consigamos expelir todas as toxinas que não nos fazem falta.

Se sente dores na base das costas, dor de ouvidos, se se levanta durante a noite para ir à casa de banho, é possível que os seus rins precisem de mais atenção.

Saiba como fazer a sua parte à hora da refeição.

Como ajudar a função dos rins através da alimentação? Inclua estes alimentos na sua rotina alimentar...

Feijão Azuki: este feijão é especialmente indicado para cuidar dos rins pelo efeito depurativo que tem no nosso organismo, ajudando também ao sistema imunitário. Em chá ajuda a estimular ainda mais os rins e a limpar o organismo das toxinas acumuladas. De forma geral, todos os tipos de feijão promovem o correto funcionamento dos rins. Já experimentou olhar para o formato do feijão? Sim, é semelhante ao rim.

Trigo Sarraceno: apesar de ter trigo no nome não tem glúten. É um cereal interessante pela quantidade de aminoácidos essenciais, proteínas, minerais (magnésio, cálcio e ferro) e vitaminas. É também rico em lisina (as principais fontes são a carne e o leite), um nutriente pouco comum nos outros cereais, por isso é importante incluí-lo numa alimentação saudável e equilibrada.

azuki
Hamburgueres de Feijão Azuki. créditos: Green Smiles

Alga Kombu: vai ajudar a mineralizar o seu corpo e contribui com um importante aporte de iodo. É também aliada fundamental quando cozemos leguminosas, pois ajuda a eliminar os gases intestinais.

Globalmente, o sabor salgado - de boa qualidade - é amigo dos nossos rins, pois promoverá a sua atividade em equilíbrio.

Adicionalmente, evite ingerir açúcar refinado, lacticínios e comer alimentos frios.

Dica Extra: vá para a cama quando tem sono e não quando já está cansado. Ajudará a poupar a sua energia do rim, não promovendo ainda mais o seu cansaço.

Finalmente, para mimar os seus rins, deixo-lhe duas sugestões de receitas.

Trigo Sarraceno Colorido

O Trigo Sarraceno é o cereal indicado para consumir no inverno ou tempo mais frio, pois ajuda a regular a temperatura corporal. Estimula também os rins, a bexiga e os intestinos, para além dos órgãos reprodutores.

Hummus de Feijão

Esta receita pode ser usada como entrada, mas também para preparar um lanche. Uma sandes de hummus, o que lhe parece?

Hummus de Feijão
Hummus de Feijão
Ver receita completa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.