- Um pouco de açúcar ao cozinhar os tomates fá-los perder acidez.

- O alho, a cebola e os pimentos, para uma melhor digestão, devem ser cozidos cinco minutos em água e sal, em ebulição, antes do segundo cozinhado.

- As alcachofras, os aipos, os cogumelos, os rábanos, os nabos devem esfregar-se com meio limão ou lavar em água de limão ou vinagre. Isso impedirá que ao contacto com o ar fiquem escuros.

- Se as batatas possuem grelo devem ser colocadas de parte, pois serão pouco nutritivas e terão pouco gosto. As batatas pequenas cozidas descascam-se mais facilmente que as grandes. Estas últimas prestam-se a ser cortadas à faca, em quartos.

10 dicas de cozinha com tanto de simples como de infalível

- Para pelar os pimentos, passe-os primeiro sobre a chama, ou mergulhe-os em água a ferver.

- Para evitar as lágrimas enquanto descasca cebolas basta mantê-las submersas numa bacia com água.

- A beterraba assada no forno deve ser descascada, cortada às fatias e temperada uma hora antes de levar à mesa, com uma colher e meia de açúcar e bastante sal. Depois completa-se com azeite, vinagre e salsa triturada.

- Para cozer os espargos é necessário amarrá-los em feixes, divididos de modo a poderem mergulhar na água a ferver, primeiro os grossos, depois os mais finos. Com este sistema acabarão por ficar cozidos todos ao mesmo tempo.

10 dicas de cozinha com tanto de simples como de infalível

- Para conservar os ovos em boas condições por mais tempo siga estas regras elementares: Um ovo cozido conserva-se quatro dias sem ser descascado, dois dias se descascado. Uma gema de ovo crua conserva-se 24 horas, uma clara de ovo, entre seis a 12 horas (uma sobremesa de ovos crus, mesmo batidos, como, por exemplo, uma mousse não deve esperar mais de 24 horas).

- Para potenciar o sabor do pepino, só tem de proceder como indicamos: Servido em tirinhas, o pepino pode ser um excelente acompanhamento, por exemplo, para pratos de peixe ao vapor ou estufado. Desta forma, depois de descascar o pepino, corte-lhe algumas tiras com meio centímetro de espessura. Disponha-as numa travessa e tempere-as de sal. Leve a travessa algumas horas ao frigorífico. Posto isto, retire-as do frio, passe-as por água. O sal vai conferir-lhes uma textura estaladiça e potenciar o sabor.

pepino

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.