Em janeiro deste ano Lisboa via-se em sobressalto com a abertura do primeiro restaurante franchisado do mais mediático chefe de cozinha britânico, Jamie Oliver. Jamie´s Italian prestava tributo à admiração do cozinheiro pela gastronomia transalpina. Os portugueses foram (e são), então, presenteados com uma carta que reunia a interpretação e síntese que Jamie Oliver faz da cozinha italiana, com uma carta povoada de antipasti e petiscos, taças de pasta, saladas frescas e grelhados.

Lisboa: Fomos almoçar ao restaurante de Jamie Oliver e contamos-lhe tudo
Lisboa: Fomos almoçar ao restaurante de Jamie Oliver e contamos-lhe tudo
Ver artigo

Vamos por partes, conhecer estes hambúrgueres. Comecemos pelos Beef Burgers Bebés, para a criançada, mini hambúrgueres servidos em pãezinhos de sementes com iogurte e limão, tomate fresco e alface. A acompanhar, batatas assadas.

Um périplo pela cozinha mediterrânica que, no caso deste Jamie´s Italian, inclui agora uma coleção de hambúrgueres, para crianças e adultos, servidos com pão fresco e uma seleção de molhos.

Lisboa: No restaurante de Jamie Oliver a Itália também sabe a hambúrgueres

Já o Hambúrguer Jamie’s Italian traz-nos pancetta, cebola em balsâmico, queijo da ilha, tomate e o “molho especial da casa”. Tudo servido em pão brioche e a emparelhar com batatas fritas.

O Super Green Veggie Burger, para os vegetarianos, é produzido com pasta de grão e feijão com seis sementes e ervas aromáticas, cebola em balsâmico, requeijão, coração de alface e tomate. Chega à mesa servido em pão brioche, com batatas fritas.

O Jamie's Italian, cujo primeiro restaurante foi inaugurado em Oxford, Inglaterra, em 2008, inspira-se na admiração do próprio Jamie por Itália e em muitos dos seus valores e tradições. Uma cadeia que conta já com perto de seis dezenas de restaurantes e que tem por princípio constituir equipas com profissionais dos países de acolhimento e britânicos.

Muitos dos pratos da ementa baseiam-se nas visitas do Jamie a Itália e nas histórias de infância do amigo e mentor do chefe inglês, o italiano Gennaro Contaldo, natural da Costa Amalfitana naquele país transalpino.

Como diz o próprio Jamie, "Desde miúdo que sempre admirei o amor, a paixão e o entusiasmo pela comida, pela família e pela vida que qualquer italiano possui, não importa a sua origem ou quão rico ou pobre ele possa ser. E é isso que me faz apaixonar – boa comida para todos, aconteça o que acontecer... Mas, o que mais me agrada nos italianos é o fato de que, por alguma razão, e apesar de terem os melhores designers de moda e de carros do mundo, eles têm um sentido único do que é a tradição e o espírito das vilas”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.