Este pai de quatro filhos, condecorado Membro do Império Britânico e gestor de negócios  avaliados em 320 milhões de euros, não se escusa a caricaturar a sua imagem no Instagram, onde tem mais de quatro milhões de seguidores, seja na promoção de um bolo de fruta saudável, no entusiasmo de conhecer novos produtos e cozinhas ou mesmo ao revelar algumas cenas da sua vida privada.

Uma atividade fotográfica na internet que espelha a energia inesgotável deste britânico. Aos 42 anos, Jamie espraia e multiplica a sua atividade muito para lá do ambiente das cozinhas. Esta que é uma das personalidades mais influentes do Reino Unido, tornou-se um fenómeno global em matéria de alimentação saudável e campanhas de sensibilização para uma dieta mais equilibrada.

Longe vai o tempo em que Jamie cozinhava no pub dos seus pais numa pequena vila do Essex. Aos 16 anos, o jovem Oliver entra na escola de cozinha de Westminster Kingsway College e, em poucos anos, revela o seu talento para a gastronomia e comunicação. Em 1996 salta para os ecrãs de televisão, para as páginas da imprensa e, pouco depois, inicia caminho na edição de obras próprias.

Jamie conta atualmente com 16 livros publicados e com um histórico de programas televisivos de sucesso, como “Na Cozinha com Jamie”, “Food Revolution”, “Refeições em 30 Minutos”, “American Road Trip”, entre muitos outros.

Um chefe que apoia obras e eventos de carácter social, como a Jamie Oliver Food Foundation (com ramos em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália), e o Food Revolution Day (Dia Anual da Revolução Alimentar).

Entre os famosos restaurantes de Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é mundialmente reconhecida.

Jamie colabora na “Jamie Magazine”, a sua revista de culinária, aparece nos seus canais do YouTube Jamie Oliver’s Food Tube and Drinks Tube, tem 5 apps premiadas.