O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alegou hoje que, apesar da falta de comparência ao trabalho de 47 técnicos de ambulância, "assegurou a prestação de cuidados de emergência médica na região da Grande Lisboa".
Dois projetos escolares que promovem a eficiência energética foram premiados por galardões da Galp Energia, tendo estas iniciativas educativas deste ano envolvido cerca de 200 mil alunos, com idades entre os seis e os 15 anos.
O Ministério da Educação (ME) vai "registar" cursos técnicos superiores profissionais, para iniciar no próximo ano letivo, para cerca de 15 mil alunos anunciou hoje, em Viana do Castelo, o Secretário de Estado do Ensino Superior.
Cinco associações de apoio a doentes nas áreas da Sida, do cancro do pulmão, da diabetes e da pediatria vão receber hoje um total de 45 mil euros em bolsas para poderem desenvolver projetos nas respetivas áreas.
O Centro Hospitalar de Leiria vai investir 1,8 milhões de euros na remodelação do edifício, serviços e aquisição de equipamentos do Hospital Distrital de Pombal, disse hoje a administração hospitalar.
Associações de estudantes das universidades e politécnicos estão contra a proposta do Ministério da Educação que quer impedir que os alunos dos politécnicos possam pedir transferências para cursos semelhantes nas universidades, e vice-versa.
O porta-voz da comissão de trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) admitiu que os técnicos de emergência (TE) que estão a recusar fazer horas extraordinárias também estão hoje a faltar ao horário normal de trabalho.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje um reforço da Nefrologia, uma área estratégica no distrito de Bragança, com dois especialistas e a aposta em novos serviços à população, nomeadamente a diálise em casa.
Os doentes do distrito de Bragança vão ter consultas de especialidades sem deslocações com um projeto-piloto preparado para avançar até ao final do ano, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
O presidente do INEM garantiu esta segunda-feira que foram pagos até agora “todos os valores reclamados do passado” pelos trabalhadores, enquanto o pagamento dos subsídios de alimentação dos turnos extra começa a ser pago este mês.
Um novo tratamento para pacientes que sofrem de dificuldades urinárias por doença da próstata, como a hiperplasia benigna, está a ser aplicado desde maio no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, em Gondomar, informa o urologista Fábio Almeida.
O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse esta segunda-feira que há sete ambulâncias paradas em Lisboa na sequência do protesto dos trabalhadores, no total de 21 daquelas viaturas do INEM na capital.
A comissão de trabalhadores denunciou esta segunda-feira que 11 das 17 ambulâncias existentes em Lisboa do serviço do INEM estão paradas devido à recusa dos técnicos em fazer turnos extra, mas o organismo revela que só uma está inoperacional.
O Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência acusou esta segunda-feira o INEM de querer preencher as escalas de meios com recurso a técnicos de informática e técnicos de logística em substituição dos técnicos de emergência.
O Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência exige a demissão do presidente do INEM, Paulo Amado de Campos, na sequência do conflito laboral naquele instituto, com a recusa ao trabalho em horas extraordinárias.
O Sindicato dos Médicos do Norte anunciou a realização de uma greve, nos próximos dias 18 e 19, no IPO/Porto para protestar contra a ilegalidade de os médicos “continuarem impedidos de cumprir o descanso compensatório, após o trabalho noturno”.
Um estudo sobre contraceção em Portugal concluiu que mais mulheres usam um método contracetivo, sendo atualmente 94%, havendo uma redução na utilização da pílula com o aumento da tendência de meios menos dependentes da utilizadora.
A Coreia do Sul registou a sexta vítima mortal devido à Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV), com 23 novos casos de infetados pelo novo coronavírus, informaram esta segunda-feira as autoridades.
A Ordem dos Médicos manifestou “enorme preocupação” com os resultados do estudo que indicam que 65% dos médicos em formação ponderam emigrar, considerando que tal de deve à degradação das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde.
Cerca de 65% dos médicos que frequentam o internato da especialidade em Portugal ponderam emigrar após concluída a formação, segundo um estudo realizado por médicos de todo o país através de inquéritos a 15% de todos os internos.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu em comunicado que a emergência médica está assegurada esta segunda-feira em Lisboa e que participará ao Ministério Público quem contribuir para colocar em risco o socorro urgente a pessoas.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, assinala hoje o 75.º aniversário com a inauguração de uma casa de xisto e uma peça de Joana Vasconcelos e uma sessão em que participa o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Dezassete regiões do país apresentam esta segunda-feira risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As temperaturas vão descer gradualmente a partir de hoje, dia em que poderão ocorrer aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoadas, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.