O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto anunciou hoje que, em 2018, mais de 400 pessoas participaram em ensaios clínicos nesta instituição, o que representa “um número recorde nos últimos cinco anos”.
A falta de conhecimento da lei, o receio de perder o emprego ou de repercussões estão entre as causas que inibem os trabalhadores de usarem medidas de conciliação entre a vida profissional e familiar, segundo um estudo hoje divulgado.
A Holanda vai investigar as circunstâncias em que milhares de pessoas com incapacidades e doenças mentais morreram nos hospitais psiquiátricos do país na Segunda Grande Guerra Mundial, um número que é desconhecido.
Os hospitais vão poder contratar profissionais de saúde para substituir saídas definitivas ou temporárias por mais de 120 dias sem autorização do Governo.
O Juízo Criminal de Lisboa manteve hoje inalterada a decisão de absolver o ex-ministro Manuel Maria Carrilho do crime de violência doméstica sobre a ex-mulher Bárbara Guimarães, apresentadora de televisão, após reabertura do julgamento devido a um lapso de datas.
A IV Assembleia da ONU para o Ambiente chegou a um acordo geral, que ainda terá de ser ratificado, para acabar com a contaminação dos mares com plásticos e microplásticos, que entrará em vigor em 2030, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, em Vila Real, que o Governo está “bem ciente” dos “muitos problemas” que tem para resolver no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas está também determinado em os resolver paulatinamente.
As infrações à lei são punidas com coimas de 1.750 a 3.750 euros, em caso de pessoa singular, ou de 3.500 a 45 mil euros, se forem cometidas por empresas.
Centenas de milhares de alunos de todo o mundo, desde a Suécia ao Uganda, saíram hoje à rua para se juntarem ao movimento mundial “greve pelo clima” em protesto contra a inação dos governos no combate ao aquecimento global.
A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que o Governo está a fazer o possível por oferecer as melhores condições de trabalho aos profissionais, reagindo desta forma às anunciadas greves dos enfermeiros e dos médicos internos.
O Presidente da República defendeu hoje que as alterações climáticas precisam de uma "resposta global e não Estado a Estado", classificando a greve climática estudantil mundial como uma ideia "muito mobilizadora" para chamar a atenção para o tema.
O Grupo Luz Saúde decidiu retomar as marcações de consultas ao abrigo das convenções celebradas com o subsistema de saúde dos funcionários públicos (ADSE), foi hoje anunciado.
Uma mulher a quem amputaram uma mama saudável no Hospital de São João, no Porto, recusou a suspensão provisória do processo, sugerida pelo Ministério Público, o que obriga a deduzir acusação aos médicos envolvidos, disse hoje fonte judicial.
Greta Thunberg, 16 anos, ativista sueca que inspirou o movimento mundial contra as alterações climáticas subscreve hoje um manifesto defendendo que os estudantes estão em greve porque não têm outras opões.
Mais de mil estudantes concentraram-se hoje junto à Câmara Municipal de Coimbra, onde envergaram cartazes e entoaram gritos de protesto a apelar a políticas contra as alterações climáticas, pois estão "fartos de blá blá blá".
Milhares de estudantes estão desde as 11:00 a desfilar do Largo Camões até à Assembleia da República, em Lisboa, num protesto para exigir dos políticos ações contra as alterações climáticas e no qual gritam que “não há planeta B”.
Mais de meia centena de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vestiram-se hoje de negro, em sinal de luto pelo planeta e exigiram do Governo soluções para as questões climáticas.
Ao som do batuque algumas centenas de estudantes, em representação de 40 escolas, estão esta manhã a manifestar-se no Porto exigindo "justiça climática" e gritando que o "capitalismo não é verde".
As crianças internadas no Hospital de Braga têm, a partir de hoje, quem lhes conte histórias para adormecerem, numa iniciativa da Associação Nuvem Vitória que será posta em prática por uma centena de voluntários.
A canábis continua a ser a droga mais usada em Portugal, mas o consumo de cocaína e MDMA aumentou em Lisboa entre 2013 e 2017, revelou o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT).
Manifestações na Austrália, que juntaram milhares de estudantes para exigir aos políticos ações concretas contra as alterações climáticas, obrigaram ao fecho de várias ruas, respondendo a um protesto mundial que também vai passar por Portugal.
As crianças da escola do 1.º ciclo de Requião, em Vila Nova de Famalicão, trabalham de manhã e brincam à tarde, num projeto educativo implementado este ano letivo e cujo balanço “é positivo”, anunciou hoje o município.
A falta de farmacêuticos nas farmácias hospitalares é uma realidade que persiste, alertou a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos na cerimónia de tomada de posse para novo mandato, na qual a ministra admitiu a necessidade de mais contratações.
A maior parte das crianças afetadas por homicídios não tem apoio específico depois do crime, denunciou a APAV, que apoia por ano entre 10 a 14 crianças órfãs, considerando que estes menores estão a ser negligenciados.