Uma investigação desenvolvida na Faculdade de Medicina do Porto, a que a Lusa teve hoje acesso, detetou uma elevada prevalência de sintomas depressivos nas raparigas aos 13 anos, duas vezes mais elevada do que nos rapazes da mesma idade.
As raparigas são as que se sentem mais gordas, mas há mais rapazes com excesso de peso, revela um estudo, segundo qual quase 70% dos adolescentes portugueses têm peso normal.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse hoje, no Funchal, que foram movidos três processos disciplinares contra o coordenador da Unidade de Medicina Nuclear do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaran), indicando que a situação é "complexa".
A associação dos doentes de Parkinson queixa-se de elevados tempos de espera para as consultas de acompanhamento, que chegam a demorar um ano, lembrando que esta patologia requer com frequência ajustamentos na medicação.
A China detetou novos casos de peste suína africana nas regiões do Tibete e Xinjiang, no extremo noroeste do país, informaram hoje as autoridades locais, confirmando o alastrar do surto a todo o território continental.
Algas comuns podem ser resultar em medicamentos anticancerígenos e antibióticos capazes de combater infeções resistentes, segundo um estudo de feito em Portugal e hoje publicado na revista científica Fronteiras em Microbiologia.
A equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) instalada no hospital de campanha de Mafambisse, em Moçambique, para apoiar as vítimas do ciclone Idai, assistiu 380 pessoas entre 01 e 06 de abril, informou o INEM.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo quer recolher 100 mil euros para comprar um mamógrafo digital e substituir o "velho" aparelho existente na unidade, disse hoje à Lusa o presidente da instituição.
Os jovens estudantes da Região Autónoma dos Açores que venham a ingressar no ensino superior passam a ter acesso, a partir do próximo ano letivo, a um prémio de mérito de 500 euros, segundo uma resolução hoje publicada.
A Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS) arquivou um processo disciplinar a um médico que realizou atividade em clínica privada em dias em que apresentou baixa no hospital público em que trabalha.
Fernando Chinda, 42 anos, tomou pela primeira vez na vida a vacina oral contra a cólera, mas não sabe se os seus nove filhos e duas esposas, que vivem em aldeias ciclicamente afetadas pela doença serão abrangidos pela campanha.
O Centro Hospitalar Lisboa Norte abriu um processo disciplinar a um médico otorrino que alegadamente aconselhou a mãe de um doente a não aceitar a cirurgia ao seu filho porque a equipa não saberia realizar a operação.
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que os trabalhadores do INEM que receberam vencimento a mais não serão prejudicados e que o desconhecimento da irregularidade “tem de ser protegido”.
Um camião carregado com mais de 14 mil doses de vacinas foi roubado hoje de manhã, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, anunciaram as autoridades locais.
Milhares de vidas foram salvas na Unidade de Cuidados Intensivos para Doentes Coronários (UTIC) do Hospital Santa Maria, em Lisboa, que abriu portas há 50 anos e foi uma das pioneiras na Europa e no Mundo.
Os hospitais privados duplicaram o número de atendimentos em serviço de urgência na última década, atendendo em 2017 cerca de 1,2 milhões de casos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Ministério Público no juízo de Família e Menores do Porto está a investigar o caso de um aluno de 12 anos de uma escola local indiciado por espancar um professor de 63 anos, informou hoje a PGR.
A detenção e posterior libertação de Angel Hernández, um homem que assumiu ter ajudado a morrer a mulher, levou o debate sobre a eutanásia a entrar em força na pré-campanha eleitoral em Espanha.
O programa "És.Cultura’18", que permite o acesso anual gratuito a equipamentos e atividades culturais para jovens de 18 anos, vai passar a ser permanente, anunciou hoje, em Lisboa, a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.
Mais de um terço das consultas médicas hospitalares em 2017 foram realizadas nos hospitais privados, que fizeram mais 300 mil consultas do que no ano anterior, mostram dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os hospitais públicos perderam cerca de três mil camas de internamento numa década, enquanto os hospitais privados ganharam mais de 1.700 camas, mas é no SNS que se fazem quase 80% dos internamentos, segundo dados oficiais.
Menos de metade dos portugueses (48,9%) consideravam, em 2017, estar de boa ou muito boa saúde, a terceira menor taxa da União Europeia (UE), onde sete em cada dez (69,7%) inquiridos se disseram saudáveis, segundo o Eurostat.
Portugal registou, em 2018, 45 alertas sobre produtos não alimentares perigosos, num total de 2.257 recebidos no sistema da União Europeia (UE), e adotou 237 ações de seguimento (UE 4.050), segundo um relatório hoje divulgado em Bruxelas.