Mais de 900 doentes atendidos pelos hospitais privados no âmbito da pandemia de COVID-19 têm ADSE, o subsistema de saúde da função pública, segundo dados da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).
Portugal sublinhou hoje que a luta contra a pandemia provocada pelo coronavírus exige que a Organização Mundial de Saúde (OMS) seja apoiada, e não enfraquecida, depois da decisão dos Estados Unidos de suspender a sua contribuição para organização.
A pandemia da COVID-19 matou pelo menos 126.898 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP que dá conta de mais de dois milhões de infetados.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje que, em altura de pandemia, a utilização de máscaras faciais de proteção pode funcionar como um complemento às regras de higiene, mas “nunca substitui-las”.
O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 874 nas últimas horas com mais de 16 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.
O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, recebeu onze idosas com covid-19 provenientes do lar Mundo das Ternuras que, entretanto, foi encerrado pela autoridade de saúde local, disse hoje à Lusa fonte desta unidade hospitalar.
A União Europeia lamentou hoje “profundamente” a decisão dos Estados Unidos de suspender o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que “não há razão que justifique” esta atitude, sobretudo no atual contexto da pandemia de COVID-19.
O primeiro-ministro agradeceu hoje o “esforço extraordinário” dos professores que estão a manter o ensino à distância, durante a pandemia de covid-19, elogiando também o projeto da RTP que vai levar as aulas aos alunos através da televisão.
A Comissão Europeia recomenda aos Estados-membros que respeitem três critérios prévios para começarem a levantar as restrições impostas no quadro ao combate à covid-19, reiterando o apelo a uma ação coordenada entre os 27.
O presidente da delegação Norte da Ordem dos Psicólogos (OPP-DRN) considerou hoje “urgente”, a par de medidas para a economia e para a educação, que “se dê resposta à crise de saúde mental e psicológica” que se avizinha.
Cemitérios fechados, funerais com poucas pessoas, rituais reduzidos ao máximo e a dificuldade de prestar um último adeus ou de velar um familiar ou amigo são situações que geram dinâmicas e sofrimentos novos em tempos de pandemia.
Não se escolhem flores e a gestão de quem pode estar no último adeus é quase matemática. Adriana despediu-se do pai em tempo de pandemia por videoconferência graças a uma médica à qual, “quando tudo passar”, quer dizer “obrigado”.
Os hospitais privados manifestaram-se hoje disponíveis para assinar com outras seguradoras um acordo semelhante ao estabelecido com a Multicare, que garante o pagamento dos doentes com covid-19 que assistiram sem serem encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde.
A Comissão Europeia recomendou hoje aos Estados-membros o desenvolvimento de um “sistema sólido” de recolha de dados pessoais anonimizados para acompanhar a pandemia covid-19, apontando esta como uma medida “essencial” para gerir o levantamento das restrições.
A Câmara de Cascais vai ceder a partir de quinta-feira 850 mil máscaras de proteção individual a instituições particulares de solidariedade social (IPSS), que irão disponibilizá-las depois aos cidadãos a 70 cêntimos por unidade, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia quer apoiar o desenvolvimento de uma vacina para a COVID-19 e melhorar os tratamentos e vai organizar uma conferência virtual de doadores em 04 de maio destinada à angariação de fundos para apoiar a investigação.
A representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Moçambique disse hoje à Lusa que há apoio financeiro de parceiros para prevenir a covid-19, mas a escassez global de consumíveis e equipamentos pode ser um problema.
O Infarmed alertou hoje para a existência de embalagens falsificadas de cloroquina, medicamento validado para a malária que tem sido usado na pandemia em doentes de COVID-19, e pede que quem o detete informe as autoridades.
A Ordem dos Médicos criou o Prémio de Investigação Maria de Sousa, cuja primeira edição está prevista para 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, numa homenagem à imunologista que morreu de COVID-19 na terça-feira.
Moçambique é um dos países que está a ter mais tempo de preparação para enfrentar o provável aumento local de casos da doença respiratória covid-19, disse hoje à Lusa a representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) no país.
A Alemanha regista 127.583 casos diagnosticados e 3.254 vítimas mortais e deverá decidir hoje o prolongamento das medidas de contenção do novo coronavírus, pelo menos até ao dia 3 de maio. O número de vítimas subiu 285 óbitos nas últimas 24 horas.
As autoridades timorenses confirmaram hoje o resultado negativo de análises a quatro professores e um motorista que tiveram contactos mais próximos com uma professora portuguesa que viajou de Timor-Leste e cujo teste à covid-19 deu positivo.
A representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Moçambique, Djamila Cabral, disse hoje em entrevista à Lusa que o uso de máscaras pode complementar as medidas de prevenção da covid-19 quando não é fácil haver distanciamento social.
A pandemia do novo coronavírus matou 123.920 pessoas e infetou quase dois milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 GMT de ontem, baseado em fontes oficiais dos países.