Inês Caleiro é a cara por detrás da marca Guava e uma verdadeira empreendedora de sucesso. Estudou Design, Joalharia e Design de Moda (curso onde se destacou). Seguiu-se uma pós-graduação no London College of Fashion, que lhe garantiu um estágio de seis meses na Jimmy Choo, após ter sido a vencedora do 'Best Student Award'.  De passagem pelos EUA trabalhou em mobiliário de luxo mas nunca deixou de desenhar sapatos. Quando se apercebeu de que já tinha esboçado uma colecção digna de ver a luz do dia, começou a fazer contactos e, antes mesmo de regressar a Portugal, já a fábrica Petasil, em São João da Madeira, aceitara abraçar o projeto. A primeira colecção de sapatos Guava foi lançada para a estação Outono/Inverno de 2011 e conta com duas nomeações para os Fashion Awards em 2011 e 2012.

A Guava é assim uma marca portuguesa de calçado regida pela paixão das formas arquitectónicas inspiradas nas assimetrias e na emoção das cores vibrantes. O seu design é a fusão entre a sedução geométrica, a experiência urbana e uma nova perspectiva de design. Todas as peças são construídas por artesãos portugueses que aplicam a sua perícia e experiência na realização dos elementos mais delicados que constituem a perfeição e qualidade de cada par. A sustentabilidade é sempre uma preocupação da marca no que toca a materiais.

 

Hoje em dia a Guava já produz cerca de 40 modelos por estação, com preços entre 150 euros e 250 euros e está à venda no mercado nacional nas seguintes cidades:

Lisboa, Porto, Coimbra, Mafra, Alcácer do Sal, Marinha Grande, Santa Maria da Feira, Açores – Terceira. A nível internacional para: Holanda; Espanha; Bélgica; EUA; Angola. Contactos feitos a nível internacional como Brasil, Japão, Moçambique, Canada, Reino Unido, Alemanha, reforçam a vontade de exportar a marca a uma escala internacional de relevo.

Conheça a coleção primavera/verão da marca, intitulada ‘Time’: