A 43ª ModaLisboa - Legacy, abriu a passerrelle com as apresentações das coleções dos jovens designers da plataforma Sangue Novo.

A primeira apresentação da nova geração de designers, foi de Olga Noronha, seguida de Catarina Oliveira, duas repetentes da plataforma. Olga Noronha abriu da melhor forma esta mostra de novos talentos com uma coleção totalmente no tom de branco com acessórios em fibra ótica, os quais, mostraram as suas cores e luzes no final da apresentação. A jovem natural do Porto, nascida em 1990, é licenciada em Design de Joalharia em Londres, e apresentou "Aurora Burealis", uma experiência elétrica inspirada na natureza e luz das regiões polares.

Olga Noronha

Catarina Oliveira apresentou "Search", a jovem natural de Viana do Castelo, apresentou a sua primeira coleção Sangue Novo em outubro de 2013 e a segunda em março 2014. "Search" é um estudo sobre a busca da perfeição pessoal e da exaltação individual do ser humano como figura expressiva e criadora de tendências. Uma coleção que reflete um homem casual com um estilo sporty e informal, numa palete de cores claras que varia entre o branco, creme e rosa, contrastando com o laranja e tom de tijolo.

Catarina Oliveira - Search

Seguiu-se a dupla Banda, um projeto a duas vozes do cabo-verdiano Aloísio Rodrigues e do lisboeta Tiago Loureiro. A dupla nascida em 1991 junta duas margens, dois continentes, duas bandas. A coleção "Monument" é a história de uma civilização que desperta no fundo do mar e sobe à costa, pintando as areias da praia e os reflexos de luz na água. Um estilo desportivo e casual com inspiração nas nossas origens em tons terra e acinzentados.

Banda

A marca Rua 148 é de duas amigas Elisa Boto, luso-italiana, e Francisca Veiga, de Vila Nova de Famalicão, que juntaram algumas parecenças, um projeto de licenciatura em comum, o gosto pela moda e pela marca, com uma enorme vontade de inovar. Uma marca imponente, arrogante e requintada, onde o mundo da arte se funde com o mundo da moda, criando assim uma enorme ligação entre estas duas áreas diferentes que acabam por tornar-se numa só. Uniram a roupa às artes plásticas e o seu foco é a criação de coleções apoiadas e inspiradas em trabalhos de diferentes artistas. O artista escolhido para dar cor à primeira coleção foi o Luio Onassis, com padrões étnicos e coloridos em algodão conjugado com acessórios em plástico e pvc.

Rua 148

Depois foi a vez de Inês Duvale apresentar Karma, uma coleção de streetwear que é uma procura de novas identidades criativas e de autoconhecimento do artista. A jovem formada em design de moda na Covilhã já estagiou com Ricardo Andrez no Porto. De destacar o estilo desportivo e os acessórios apresentados pela designer que foi a selecionada para apresentar a sua coleção no Festival de Moda Holandês FashionClash.

Inês Duvale

Seguiu-se Juliana Cunha, um jovem talento nascido em 1990 em Guimarães, já expôs em Itália. Em "Wattled" tenta criar o seu universo criativo assente num ato de construção e volumetria, com processos de acumulação trazidos pela espantosa arte dinâmica de Karen Ryan. Um estilo desportivo numa palete de cores colorida e variada.

Juliana Cunha

Nair Xavier que iniciou a sua formação na moda com 14 anos, já estagiou com White Tent e licenciou-se no London College of Fashion. A sua proposta para a próxima estação foi "Orchidarium", inspirada por 20 mil espécies de orquídeas do mundo, reflete uma preocupação estética universal e uma visão global da moda que é a sensível a Legacy. Uma coleção masculina com uma forte estética dos anos 80, silhuetas gráficas onde o fato tem o papel principal.

Nair Xavier

Cristina Real já estagiou com Alexandra Moura em 2013, e estreou-se com “Interrupção” no Sangue Novo da ModaLisboa em março 2014, coleção premiada nos EUA. A sua escolha para Legacy é "Details", cruzando a moda com a arquitetura do japonês Kengo Kuma, particularmente a casa Water/Glass de 1995, em que as transparências e os reflexos criam uma inquietação de azuis e detalhes negros. Elegância e sofisticação foram as palavras de ordem numa coleção marcada pelos tons prata, azul, branco e preto.

Cristina Real

Andrea Lazzari, o italiano convidado no âmbito da parceria da ModaLisboa com o festival de moda holandês FashionClash, foi o penúltimo a desfilar a sua coleção" Aquarium" reproduz a sua observação sobre o mundo que nos rodeia, a vida de aquário como reflexo da nossa experiência social comum. Uma coleção masculina com foco nos fatos e referências a elementos marítimos.

Andrea Lazzari

A fechar esta mostra de talento nacional esteve o madeirense Joaquim Correia. O jovem formado em Castelo Branco na ESART, foi finalista do concurso Arts of fashion Foundation em São Francisco e esteve no Sangue Novo da ModaLisboa em outubro 2013. A sua "Epidemia" pretende exprimir o contágio dos efeitos causados pelo tempo sobre as matérias-primas. A sua visão exprime aquilo que ModaLisboa Legacy pretende partilhar nestes dias de outubro. “Não tenho medo das ideias que não funcionam. Tenho medo das que não tentei por pensar que iria falhar”. Uma coleção marcada pelos tons terra e castanhos, onde a cortiça e as peles foram os elementos centrais.

Joaquim Correia