Alguns homens negligenciam este aspeto tão importante, optando por focar-se na cor, no material ou no design da peça. O problema é que muitas das vezes, principalmente quando se fala de peças de alfaiataria, prejudica seriamente o seu look. Portanto, para que o seu estilo deslumbre, nada como estar atento a 4 regras básicas para escolher um blazer que lhe assente na perfeição.

Mangas

Quer o comprimento quer o volume das mesmas são muito importantes. Não podem ser muito longas porque vai parecer que encolheu dentro do blazer nem muito curtas. O ideal é que, com os braços esticados, a camisa fique visível cerca de um a dois centímetros.

Relativamente ao volume das mangas, tendo em conta que terá de se sentir sempre confortável, não é conveniente que sobre muito tecido, especialmente se for magro, e muito menos que fique à justa porque aí parece que a roupa está a pedir socorro, tal como o exemplo abaixo.

Ombros

O ideal é que as costuras assentem onde os ombros terminam e os braços começam. Caso esta linha seja ultrapassada vai claramente passar a imagem que o casaco lhe está largo e não à medida, como é suposto. Curto, quase à míngua, para além de lhe ir causar desconforto e afetar os movimentos, faz com o tecido comece a enrugar e a esgaçar com o tempo, para além de lhe estragar o look por completo.

Peito e abdómen

O blazer não é apenas um casaco, ou seja, serve para lhe dar um estilo cool e mais sofisticado, mas também serve para lhe valorizar a silhueta. Assim sendo, aposte em algo que afine ao de leve na cintura, sendo mais largo nos ombros e quadril. Caso note que o blazer faz uma linha reta em toda a sua altura é porque está grande. Se por outro lado enrugar e ficar marcado quando aperta o botão é porque está pequeno. Eis um bom exemplo:

Comprimento

Para ficar mesmo impecável, nada como também ter noção do seu comprimento vertical. Os modelos mais formais devem terminar paralelamente ao fim do fecho das calças, mais coisa menos coisa. Já os modelos casuais podem ser mais curtos, mas nunca a chegar perto do quadril.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.