Muitas das vezes gostamos de uma peça de roupa, mas na hora de experimentar, a desilusão pode apoderar-se de nós. A verdade é que não há corpos perfeitos nem corpos iguais. Aquilo que existem são diferentes silhuetas que definem o corpo da mulher. Assim é extremamente importante que saiba escolher aquilo que mais favorece o seu tipo de silhueta que variar entre a ampulheta, pêra, retângulo, triângulo invertido e oval.

Ampulheta

Define-se por uma cintura fina e esguia, sendo por isso considerado o tipo de corpo ideal. É uma silhueta proporcional, sendo a mais fácil de vestir. As suas características são fundamentalmente os ombros da mesma largura do que a anca, uma cintura estreita e as curvas suaves e proporcionais.

O aconselhado é optar pelos vestidos (com cinto) ou justos, skinny jeans, saias lápis, casacos cintados, calças cigarette, roupa formal, calças de cintura subida e tecidos fluídos.

Pêra

Aqui os ombros são mais estreitos do que a anca, a cintura e braços são finos e bem desenhados. É uma silhueta também muito comum entre as mulheres. Geralmente, a parte de baixo veste um número maior do que o busto. O mais importante para a silhueta tipo pêra é equilibrar o tamanho dos ombros com o das ancas e atrair os olhares para a parte de cima do corpo.

O ideal são saias e calças de corte reto, como as boyfriend jeans, camisas  e t-shirts são uma boa forma de valorizar os característicos braços finos desta silhueta.

Retângulo

Caracteriza-se pela mesma largura dos ombros, cintura e quadris.  As formas são geralmente magras, com poucas curvas e as pernas finas. Deve focar-se nas poucas curvas do corpo e tentar, com a ajuda da roupa certa, criar a ilusão contrária.

As peças mais adequadas para este tipo de corpo são saias rodadas, camisas soltas e vestidos maxi. As saias evasé e calças volumosas são uma excelente maneira de criar curvas.

Triângulo invertido

Nesta silhueta, os ombros são mais largos do que as ancas e do que a cintura. Ou seja, a cintura é geralmente reta, a barriga saliente, as costas são largas e as pernas longas e finas. É um tipo de corpo bastante comum entre os desportistas. De forma a equilibra-lo, deve atenuar a zona dos ombros, para que estes pareçam mais curtos. Valorize o seu ponto forte - as pernas - para desviar atenções das outras zonas.

Para este tipo de silhueta as camisolas com decotes em V, calças volumosas, saias estampadas em padrões verticais e as malas de ombro, que deixam o tronco livre, são as melhores escolhas.

Oval

Este formato é sobretudo o mais usual entre as mulheres que estão acima do seu peso ideal, tendo em conta a altura. Caracteriza-se por linhas curvas, pescoço largo, cintura maior ou da mesma largura das ancas. O ideal neste tipo de corpo é esconder a barriga e chamar a atenção para as zonas mais finas, tornando a silhueta mais esguia.

Para tal, as melhores opções recaem sobre túnicas, decotes em U ou V, calças e saias retas, looks monocromáticos (sobretudo em preto) e sapatos peep toe de forma a alongar o corpo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.