Para combater a saudade de final de verão, não há nada como a excitação de uma nova viagem e de conhecer novos países e culturas ou, como não poderia deixar de ser, as "terapêuticas" sessões de compras. Para nos fazer sonhar um pouco e servir de inspiração para planos futuros, elaborámos uma lista que conjuga o melhor dos dois mundos: viagens e compras. Descubra os 15 melhores destinos, de Nova Iorque e Paris a Buenos Aires e Jaipur.

1. Milão. Cidade natal de grandes nomes como Armani, Missoni, Dolce & Gabbana ou Versace, Milão é uma das mais importantes capitais da moda a nível mundial e oferece alguns dos locais e lojas mais luxuosos para fazer compras. O conhecido Quadrilatero della Moda (ou Quadrilatero d'Oro) é uma paragem obrigatória para quem visita a cidade, proporcionando uma experiência incrível, ainda que um pouco cara, a qualquer turista. Para os amantes de um "bom negócio", que conjuga a qualidade a um preço acessível, Milão é também conhecida pelos seus outlets, como o Il Salvagente. Se procura peças de arte, não deixe escapar as inúmeras galerias na zona Brera.

2. Buenos Aires. A capital das compras da América Latina oferece uma experiência de compras única nas suas largas avenidas. É conhecida sobretudo pelas peças em pele, de elevadíssima qualidade e preços acessíveis, que poderá encontrar por toda a cidade. Não pode deixar de visitar as Galerias Pacifico, localizadas num edifício magnífico inaugurado no ano de 1895, e o Patio Bullrich se procura lojas de designers e produtos de luxo.

3. Seul. A cidade com mais transações com cartões de crédito por pessoa em 2011 oferece uma enorme variedade de lojas num ambiente urbano frenético, iluminado pelos ecrãs gigantes e luzes LED que cobrem os edifícios de armazéns comerciais abertos toda a noite e os mercados de rua. As boutiques locais são a melhor aposta, com peças super chiques e bastante acessíveis, bem como os mercados de artigos em segunda mão, como o Seoul Folk Flea Market , o que mostra que Seul apresenta um equilíbrio cool entre o novo e o antigo.

4. Nova Iorque. A cidade onde ver as montras e compras são experiências únicas por si só reúne marcas e designers de todo o mundo e tem algumas das melhores lojas e mercados de peças vintage, como o showroom Rare Vintage. Além da sua energia única, a Big Apple é sobretudo conhecida pelas grandes galerias comerciais como a Bergdorf Goodman e lojas de luxo na Fifth Avenue. No entanto, bairros como o West Village, Williamsburg e Brooklyn oferecem as propostas de novos designers, criações locais e boutiques com peças originais e super cool.

5. Hong Kong. Hong Kong é considerado a meca das compras para todo o tipo de orçamento. Dos grandes centros comerciais aos mercados de noite, a cidade tem um ritmo enérgico e faz com que se sinta num enorme e moderno centro comercial. Enquanto que na zona Central se localizam as lojas de marcas de luxo, no bairro Tsim Sha Tsui encontrará uma densa concentração de lojas onde poderá comprar sapatos, relógios, roupa, malas de viagem, entre outros muitos tipos de produtos a preços reduzidos.

6. São Francisco. A grande variedade de bairros, cada um com o seu tipo de mercados e produtos, é uma das características de São Francisco: no opulento Westfield Center poderá encontrar dois armazéns comerciais - Bloomingdale's e Nordstrom - bem como seis andares em dois edifícios conjuntos com mais de 200 lojas e restaurantes; no bairro Mission localizam-se lojas de estilo eclético e trendy; e no Union Square poderá ter a experiência típica de turista. Uma coisa é certa, será difícil regressar com a mala de bagagem vazia.

Veja sobre: Este é o seu destino

7. Madrid. A essência de Madrid é a variedade e apresenta opções para todo o tipo de gosto e personalidades: grandes armazéns comerciais, boutiques de designers emergentes e mercados de rua semanais. Só não se esqueça de uma coisa: la siesta, normalmente das 14:00 às 17:00, durante a qual as lojas se encontram fechadas (sobretudo no verão).

8. Kuala Lumpur. Três dos maiores 10 centros comerciais do mundo encontram-se em Kuala Lumpur, incluindo o 1 Utama, com 650 lojas e um enorme jardim na cobertura que inclui 500 espécies de plantas exóticas. O que distingue esta cidade é a combinação entre peças de grande qualidade, peças acessíveis e e um longo período de saldos.

9. Londres. Uma das melhores cidades para fazer compras, não há nada que não possa encontrar em Londres, conhecida pelo seu estilo irreverente, eclético e multicultural. Dos armazéns em Covent Garden, às Oxford e Regent Streets, ao Camden Market e às lojas de luxo em Knightsbridge, sem falar no Harrod's, encontrará todo o tipo de marcas, peças de roupa, livros, vinis, artigos únicos e originais, peças de decoração, peças em segunda mão, para todos os tipos de carteiras: opções não faltam.

10. Marraquexe. Uma das principais e mais fascinantes atrações de Marraquexe é o Djeema el Fna, um labirinto de ruas onde comerciantes vendem todo o tipo artigos, do artesanato a tapetes, de roupa a especiarias. Poderá visitar outros mercados (chamados de souks) especializados, como o Siyyaghin e as suas jóias ou o El Kebir, conhecido pelas famosas peles de Marraquexe.

11. Dubai. Um destino no mínimo extravagante, oferece a maior área total do mundo de centros comerciais, alguns deles com parques temáticos, quedas de água, aquários e ringues de patinagem, e até armazéns dentro de centros comerciais, como as Galeries LaFayette e o Bloomingdale's. Em termos de compras, existem dois locais que não pode perder: o Mall Of The Emirates, com a primeira pista de ski interior do Médio Oriente, e o Souk em Deira, um mercado tradicional onde pode encontrar ouro, jóias, especiarias, tecidos, entre outros produtos.

12. Tokyo. Comprar em Tóquio é surpreendente acessível e distingue-se sobretudo pela grande qualidade no atendimento. No centro comercial Isetan, por exemplo, tem ao seu dispor uma equipa de empregados que fala inglês, japonês e coreano, bem como consultores que o aconselharão sobre os melhores produtos, de sapatos a peixe. Aproveite também a oferta gastronómica variada e a oportunidade de experimentar peças de roupa fora dos padrões ocidentais (não perca a oportunidade de encher o seu armário de quimonos do seu país de origem).

13. Moscovo. Pode não ser a cidade que nos vem imediatamente à cabeça quando pensamos em destinos para a nossa próxima viagem, mas Moscovo é uma surpreendente cidade para quem procura artigos de luxo ou peças em segunda mão, especialmente do período da Guerra Fria e peças típicas do folclore russo.

14. Singapura. O paraíso na terra para quem adora compras, Singapura reúne as luxuosas lojas de designers na Orchard Road, boutiques alternativas em Tiong Bahru e os mercados de artesanato e verdadeiras pechinchas na Little India Arcade, Arabe Street ou Chinatown - é certo que encontrará algo se satisfaça os seus desejos.

15. Paris. Da alta costura às peças em segunda mão, nenhuma cidade se compara a Paris. É nos conhecidos Champ-Elisees que se encontram as boutiques de maisons como a Chanel, Louis Vuitton ou Dior, mas poderá encontrar verdadeiros tesouros (e bem mais em conta) no bairro Marais, conhecido pelas lojas vintage, descobrir novas boutiques no nordeste da cidade e deliciar-se nos mercados de rua em Les Puces.

Leia sobre: Viaje sozinha!

Viajar com pouca bagagem? Sim, é possível!