Tal como os sapatos, as malas são um acessório feminino indispensável. Não só por que complementam o seu look, mas também por serem práticas, já que permitem levar o que necessita consigo. Aliás, a dimensão da mala é, muitas vezes, escolhida em função da sua arrumação e do espaço disponível.

Mas existem também outros fatores a ter em conta, como saber qual é “A mala ideal para cada tipo de corpo” , bem como ter modelos que sejam versáteis, de forma a que possa usá-los em vários contextos e ocasiões. Além disso, as linhas clássicas e os tons neutros são intemporais, ou seja, não passam de moda e podem ser usadas por muitos anos.

Embora os modelos mais icónicos de malas, como a Hermès Birkin, Dior Lady, Chanel 2.55, Louis Vuitton Neverfull ou Givenchy Antigona, sejam considerados os melhores investimentos, já que são artigos vintage, estes custam alguns milhares de euros. Ou seja, são acessórios de luxo acessíveis apenas para um pequeno grupo de mulheres.

Como tal, apresento aqui algumas malas, que considero serem os cinco essenciais para ter no seu guarda roupa. Estas são peças em que vale a pena investir algum dinheiro, pois vai conseguir rentabilizá-las ao máximo. O que quer dizer, que têm uma boa relação custo-benefício.

5 Malas em que deve investir 

  1. Mala de tamanho médio a grande

As malas em que deve investir

A maior parte das mulheres prefere ter uma mala de dimensão média ou grande, que permita levar tudo consigo. Aposte num modelo clássico e de boa qualidade, já que esta será a mala que a vai acompanhar no seu dia a dia, devendo adaptar-se à maioria das ocasiões. Os tons neutros - preto, camel, bege e cinzento - são mais versáteis, pois vão combinar com a maioria do seu guarda roupa. Esta deve ser a mala em que deve investir mais do seu orçamento, quer seja de pele natural ou sintética. Se trabalhar num ambiente formal, prefira as malas estruturadas.

  1. Mala a tiracolo

As malas em que deve investir

Se gosta de malas de média dimensão esta é uma boa opção. Versátil, este modelo é ideal para o dia, mas também para um evento ou jantar. Por ser a tiracolo permite, ainda, que fique com as mãos livres. Os formatos mais clássicos e estruturados são perfeitos para usar em todas as situações, das mais formais às mais informais. Prefira os tons lisos e neutros, por serem mais versáteis. Pode optar pela forma retangular ou redonda e por um apontamento de metal, de modo a dar o seu toque pessoal.

  1. Mini bag e clutch

As malas em que deve investir

Quando tem um evento especial ou simplesmente vai sair à noite, as malas de tamanho mini são as ideais. Estas ocupam menos espaço, são mais leves e permitem levar o essencial consigo: o telemóvel, as chaves, um mini porta-moedas e, até mesmo, um batom para retocar a maquilhagem. Os modelos com alça são mais práticos, pois libertam as mãos, de modo a poder cumprimentar, segurar uma bebida ou dançar com maior facilidade. Uma boa sugestão é apostar num tom metalizado - prateado ou dourado - já que combina com todo o seu guarda roupa e dá um toque de sofisticação ao seu visual. Aliás, as mini bags são um must have das fashionistas.

  1. Mala statement

As malas em que deve investir

Para aqueles dias em que lhe apetece usar um acessório mais vistoso, sobretudo com básicos de moda e tons neutros. Uma mala de cor viva ou com padrão animal podem dar aquele toque mais trendy ao seu look. Se preferir um padrão mais discreto, pode optar pelo piton (pele de cobra), em vez de leopardo, nomeadamente em ambientes mais formais. A mala statement é aquela peça central do seu coordenado.

  1. Mala de viagem de cabine

As malas em que deve investir

Se viaja com alguma frequência, quer seja para uma reunião de trabalho ou fim de semana com os amigos, então é fundamental ter uma boa mala de viagem de cabine. Neste caso, deve apostar numa mala de pequena dimensão, leve, resistente e que seja fácil de transportar (com duas ou quatro rodas). Pode optar por um material flexível ou rígido (mais resistente), de acordo com a sua preferência. Os modelos com quatro rodas, que giram 360 graus, facilitam o transporte. Além disso, procure uma mala com fecho de expansão, que permite aumentar o seu tamanho, deixando-a mais espaçosa. Tenha apenas atenção de que a dimensão máxima para levar no avião é de 56 cm x 45 cm x 25 cm, incluindo pegas e rodas.

www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.