É comum dizer que sem sol não haveria vida. E é verdade: o sol contribui para o crescimento dos saudável ossos e para o seu fortalecimento e é também ele que regula os ritmos do corpo, proporcionando-nos bem-estar.

A exposição solar acarreta, no entanto, riscos reais, que vão do envelhecimento precoce ao cancro cutâneo, mas que se previnem com hidratação, proteção solar e bom senso.

Cuidar da pele deve ser um hábito diário. Contudo, dada a agressividade dos raios solares, no Verão este cuidado deve ser reforçado, sendo a hidratação um dos gestos essenciais a não esquecer.

Nas férias a exposição aos raios ultravioleta é ainda maior – afinal, quem dispensa uns dias à beira-mar? – que é necessário erguer uma segunda barreira além da pele, de modo a evitar que causem danos. É essa a função dos protetores solares, cosméticos que contêm filtros que refletem ou absorvem a radiação.

É da conjugação entre os mecanismos naturais de proteção do nosso organismo e os protetores solares que resulta a saúde da pele. Para máximizar a proteção da pele o protetor deve ser escolhido em função da sensibilidade de cada um ao sol e do seu nível natural de foto proteção ou fototipo:

Fototipo I: pele muito clara: queima sempre, nunca bronzeia, muitas sardas

Fototipo II: pele clara: queima sempre, por vezes adquire um bronzeado ligeiro, várias sardas.

Fototipo III: pele clara a média: queima por vezes, bronzeia sempre (bronzeado médio), algumas sardas.

Fototipo IV: pele média: queima por vezes, bronzeia sempre (bronzeado escuro), sem sardas.

Fototipo V: pele escura: raramente queima, bronzeia sempre (bronzeado escuro), sem sardas.

Fototipo VI: pele negra: nunca queima, sem sardas

Regras para uma correta utilização do protetor solar

- Aplicar diariamente, com maior insistência nas zonas do corpo mais expostas, como o rosto.

- Aplicar 30 minutos antes da exposição solar.

- Numa ida à praia, é fundamental renovar a aplicação com regularidade, de 2h em 2h ou sempre que vai ao banho.

O seu farmacêutico pode orientar na escolha do protetor solar, tendo em conta que o nível de proteção necessário aumenta em função da sensibilidade da pele e levando em consideração o seu fototipo e o grau de exposição ao sol.

É que com o sol não se brinca!

Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas