Para preservar a juventude, muitos cirurgiões plásticos recorrem a estratégias que não passam apenas pelo bloco operatório. Já diz o ditado que "Em casa de ferreiro, espeto de pau". Neste caso, muitos dos cirurgiões plásticos optam por soluções cosmetológicas simples e práticas, que garantem resultados satisfatórios e promissores. "Desde jovem que me preocupo com a limpeza e hidratação da minha pele", revela Augusta Cardoso.

"Faço esfoliação corporal a cada quinze dias, limpo-a, sobretudo, à noite, com uma loção de limpeza ou com águas micelares. Diariamente, uso creme de contorno de olhos, creme hidratante de rosto e corretor de olheiras. Quando me maquilho, também opto por uma base com o tom da minha pele, eyeliner e um pouco de blush. No banho, uso sempre uma solução lavante sem sabão ou um gel neutro", prossegue Augusta Cardoso.

35 antimanchas para quem não consegue conviver com as imperfeições do rosto
35 antimanchas para quem não consegue conviver com as imperfeições do rosto
Ver artigo

"E prefiro hidratantes corporais com águas termais", confidencia ainda. Se não tivesse lido a primeira frase deste artigo, poderia pensar que a citação é de uma dermatologista ou de uma editora de beleza de uma qualquer revista feminina. Mas não é!

Augusta Cardoso é cirurgiã plástica e, a par de três colegas de profissão, aquela que procura e (re)constroi a harmonia das linhas do rosto e do corpo, contou-nos o que faz no dia a dia para preservar a juventude. Hábitos em que nos podemos inspirar para preservar a beleza da nossa pele por mais tempo.

Limpar, hidratar, esfoliar, proteger do sol todos os dias e escolher as substâncias mais eficazes. Os rituais dos cirurgiões plásticos não contornam a aplicação de cosméticos. "É indispensável um creme hidratante com FPS mínimo de 15 e com proteção contra os radicais livres. Eu previno o envelhecimento com cremes ricos em dimetilaminoetanol [DMAE], ácido hialurónico e resveratrol", refere Tiago Baptista Fernandes.

"À noite, utilizo e recomendo um sabão antissético. Um bom hidratante deve ser rico em vitaminas E e C, não deve ter corantes e conservantes nem álcool. Produtos à base de flores, algas e sais minerais são os meus preferidos", revela ainda. O colega Serafim Ribeirinho Soares usa "um creme de testosterona que compensa a falta de nutrição da pele por carência de hormonas". "Assim, a pele não se ressente", esclarece.

Os cuidados que passam pela cozinha

Para além da profissão, Tiago Baptista Fernandes e Luísa Magalhães Ramos têm dois pontos em comum. Resistem aos hidratos de carbono à noite e raramente consomem fritos. Além disso, quando nota um aumento de peso, a cirurgiã privilegia dietas ricas em proteínas. Já ele, no dia a dia, prefere fontes de vitaminas, proteínas e água e petisca "barras de cereais, frutos secos, fruta ou chocolate preto, ainda que moderadamente".

"Ao jantar não como carne vermelha. À noite, como não há atividade física, contribui para o aumento de peso", alerta o especialista. E se Serafim Ribeirinho Soares faz almoços leves e evita doces e açúcar, Augusta Cardoso não abdica de "alimentos frescos, fruta, e legumes salteados" no quotidiano, como faz questão de sublinhar. As suas escolhas não esgotam, contudo, ali. "Adoro peixe e também uso soja", revela.

A ajuda que o ginásio também dá

Tonificar, relaxar, queimar calorias e ganhar massa muscular. Por vários motivos, todos os especialistas incluem a prática de exercício nos seus dias. Serafim Ribeirinho Soares faz "exercícios de musculação em desequilíbrio sem carga adicional" todas as manhãs com um treinador pessoal e lembra que "uma vida sexual ativa é também muito importante", um fator que, com o passar dos anos, muitos tendem a desvalorizar .

Luísa Magalhães Ramos corre 10 quilómetros "pelo menos uma vez por semana" e Augusta Cardoso adora caminhar e nadar. "O mar do norte faz bem à pele, é tonificante", diz. Tiago Baptista Fernandes pratica ténis, esqui, mergulho e futebol, sempre que a agenda lhe permite. "Exercitam zonas específicas do corpo e da mente, mas todos contribuem para que me sinta e me mantenha jovem", realça o especialista.

O poder terapêutico de um spa

Os cirurgiões plásticos que entrevistámos recorrem habitualmente a terapias complementares. Tiago Baptista Fernandes não falta a sessões de massagem tradicional chinesa que, na sua opinião, promovem "uma tranquilidade sensacional". "Ao longo dos anos, adotei práticas como tratamento de osteopatia que ajuda a detetar problemas ósseos. Não dispenso a leitura e o estudo diário de uma hora", confidencia ainda.

"Potenciam a tranquilidade, permitem direcionar a mente e dão-nos uma sensação de bem-estar connosco próprios e com a vida", elucida ainda. O efeito emocional das massagens também é apontado por Serafim Ribeirinho Soares, que adota esta prática, sobretudo, nas férias. "Relaxam e se estamos relaxados sentimo-nos espiritualmente bem. Já o banho turco desobstrui os poros, ajudando a desintoxicar o corpo", refere.

À massagem relaxante, que considera "excelente", Augusta Cardoso acrescenta tratamentos balneários de termas. "São águas muito boas para a pele, com patologia ou saudável", afiança. Estes tipos de tratamento, acrescenta Luísa Magalhães Ramos, que prefere a drenagem linfática, "são miminhos que devemos oferecer ao corpo e à mente. Só somos jovens e saudáveis se ambos estiverem em sintonia", considera a médica.

A medicina estética preferida dos que a praticam

Descubra, de seguida, os tratamentos que os cirurgiões plásticos mais aplaudem e fazem:

- Botox

"Há duas zonas onde as rugas me começam a incomodar, os pés de galinha nos olhos e uma ruga na testa entre as sobrancelhas, pelo que tenho aplicado botox nesses locais uma a duas vezes por ano", conta Luísa Magalhães Ramos.

- Bioestimulação com fatores de crescimento capilar e intradermoterapia capilar

"Infelizmente começo a ter alguma falha e enfraquecimento capilar, o que ainda não se traduz numa calvície acentuada mas, antes que aconteça, prefiro prevenir", diz Tiago Baptista Fernandes.

- Bioestimulação de colagénio com policaprolactone

"A partir dos 25 a 30 anos aconselho como prevenção e promoção da autorregeneração cutânea. Já fiz no rosto e assim farei anualmente ou consoante os traços de envelhecimento forem aparecendo", revela Tiago Baptista Fernandes.

- Ácido hialurónico

"Já experimentei e não excluo a hipótese de o voltar a fazer", partilha Serafim Ribeirinho Soares. Também Augusta Cardoso já recorreu a este tratamento. "É inócuo e gostei muito do resultado", desabafa. "Ultimamente quando olho para as fotos de há alguns anos, começo a achar que estou a precisar", reconhece Luísa Magalhães Ramos.

- Operações plásticas

"Já fiz algumas intervenções, pelo que não terei dúvidas em recorrer novamente à cirurgia plástica, sobretudo se voltar a engravidar. A abdominoplastia será uma opção", confessa Luísa Magalhães Ramos . "Sem dúvida. Aliás, terei mesmo de recorrer mais cedo ou mais tarde, ao transplante capilar FUE (folículo a folículo) na zona frontal e talvez também fizesse uma cirurgia ao nariz", assume Tiago Baptista Fernandes.

"Para já não penso nisso, mas não teria qualquer problema em fazer", refere Augusta Cardoso. "No futuro, talvez faça um lifting cervical", refere ainda. "A cirurgia plástica contribui para o bem-estar. Faz-nos sentir melhor", assegura ainda a cirurgiã plástica. "Nunca fiz mas não excluo essa hipótese", afiança Serafim Ribeirinho Soares. "Se for para me sentir bem, porque não?", questiona mesmo o especialista.

Os suplementos alimentares valem a pena?

As opiniões continuam a dividir a comunidade médica internacional. Na opinião de Tiago Baptista Fernandes, sim. "Tomo suplementos ricos em queratina, ácido hialurónico, resveratrol, colagénio, vitaminas e minerais", confessa mesmo o cirurgião plástico português. "Têm uma ação anti-aging", justifica. "Previnem o envelhecimento cutâneo e capilar e promovem a saúde em geral", assegura mesmo o especialista.

Texto: Fabiana Bravo e Nazaré Tocha com Augusta Cardoso (cirurgiã plástica), Luísa Magalhães Ramos (cirurgiã plástica), Tiago Baptista Fernandes (cirurgião plástico) e Serafim Ribeirinho Soares (cirurgião plástico)