Mulheres de todo o mundo, ao longo dos séculos, preocuparam-se com a sua saúde, beleza, alimentação e tudo o que ao seu corpo, pele e cabelo dizia respeito. Cada vez mais, com a entrada no século XXI e a descoberta de novas tecnologias, quer ao nível dos produtos de tratamento quer da tecnologia ao serviço da estética, o público feminino (e o masculino também) viu multiplicadas as hipóteses de melhorar os cuidados de beleza.

Mas se existem mulheres para quem os rituais de beleza não têm segredos, outras há que sentem esta área como mais desafiante e até abandonam a sua própria imagem à passagem do tempo, sem qualquer intervenção específica, por questões de falta de tempo, dinheiro ou mesmo falta de paciência e interesse por esta área.

Isso não significa que não tenham autoestima ou não possam ser elas mesmas bonitas, até porque, clichés à parte, a beleza é algo de bem mais profundo do que o estado na nossa pele ou cabelo.

Mas a verdade é que um ser humano saudável à partida vive melhor, sente-se melhor, é mais feliz e, por consequência, tem melhor aparência ou está mais confortável na sua própria pele.

O conceito de beauty coaching foi beber diretamente às fontes do coaching (metodologia motivacional baseada na definição de objetivos e ação concreta), adaptando os seus conceitos à área específica da beleza, sendo que por beleza entende-se, neste caso, saúde, desporto, alimentação, cuidados de rosto e maquilhagem, terapias alternativas, entre outros assuntos que possam ser pertinentes abordar pelo cliente.

Este conceito, criado por Joana Amoêdo Leite, maquilhadora e formadora, em maio de 2013, após concluir a Certificação Internacional de Coaching WeCreate Portugal, dá neste momento os primeiros passos em Portugal, dividindo as sessões em packs de 5 ou 10 encontros entre coach e cliente, sendo que o recomendável passa por uma experiência de 10 sessões, para que os resultados sejam palpáveis e consistentes e para que seja feita uma sustentação desses mesmos resultados ao longo do tempo.

A ideia é que, ao longo dos 60 minutos de cada sessão, o cliente ou coachee seja conduzido, em parceria com o coach através de perguntas, brainstorming e de uma auto-avaliação de áreas associadas à beleza e bem estar, de modo a que ele mesmo desvende e estabeleça as suas prioridades, objetivos, tomadas de consciência e que em cada sessão sejam definidos autênticos “trabalhos de casa”, que irão permitir não só passar à ação como também tornar hábito aquilo que sempre desejou fazer e não conseguiu até então, por falta de paciência, disciplina, ou simplesmente por nunca ter pensado que isso fosse possível.

Resumidamente, mais do que aulas de maquilhagem, programas de treino desportivo ou consultas de imagem (que podem vir a ser úteis durante ou após o processo, entre outros recursos), as Sessões de beauty coaching visam adequar os desejos do cliente às suas necessidades e objetivos indo ainda mais longe, introduzindo soluções criativas, práticas e possíveis de realizar no curto prazo, saindo da zona de conforto mas sempre procurando o bem estar de cada cliente com todas as suas características especiais e únicas.