Uma das alturas mais importantes na vida de um casal é passar de namorados a marido e mulher e isso, acontece quando a noiva é pedida em casamento e mais tarde com as alianças. É nesta altura que os símbolos da união são usados, mas nem sempre é fácil perceber em que mão é que devem ser colocados. Se tem esta e outras dúvidas acerca das alianças, tire-as agora!

Significado das alianças

A aliança representa a união entre um casal, uma tradição que serve para identificar o compromisso, o amor e a fidelidade entre duas pessoas. Os egípcios, tal como os gregos, utilizavam um anel para simbolizar o laço matrimonial, sendo que o círculo representava a eternidade da união, um destino e um compromisso contínuo, sem início e sem fim. Seja de namoro, noivado ou de casamento, as alianças são usadas no dedo anelar. Para tal, existem duas teorias, a primeira uma lenda chinesa, que incita  a colocação da aliança no dedo anelar devido à representação do mesmo, ou seja, os polegares representam os pais, os indicadores representam os irmãos e amigos, o dedo médio representa a pessoa em si, o dedo anelar representa o companheiro e o dedo mindinho representa os filhos. A segunda teoria está ligada aos egípcios, que acreditavam que a colocação das alianças no dedo anelar da mão esquerda se devia ao facto de este ter uma veia direta para o coração. Embora a medicina tenha provado que esta crença não é verdadeira, a tradição foi mantida pelo romanos e adotada pelo Vaticano até os dias de hoje.

Como usar

A diferença da aliança de noivado e namoro, para a aliança de casamento é que as primeiras são utilizadas na mão direita, enquanto a de casamento é utilizada na mão esquerda. Esta mudança ocorre, de acordo com a tradição, porque assim a aliança de casamento fica do mesmo lado do coração, aproximando o casal para um compromisso definitivo.

O que escrever

As inscrições são feitas no interior das alianças e cada casal pode optar pela personalização das mesmas. Uns optam por gravar apenas os nomes, outros a data da cerimónia e ainda a inscrição de apelidos carinhosos. Hoje em dia, a tendência vai também para os hashtags.

Materiais e tamanho

O material mais comum e tradicional é o ouro amarelo, mas já existem no mercado opções para quem quer algo diferente. O casal deve optar pelo material que considera mais apropriado e de acordo com as suas possibilidade financeiras. Os tamanhos devem ser escolhidos no momento de mandar fazer as alianças, tendo em conta os inchaços naturais nos dias de mais calor. As alianças não devem sair facilmente do dedo e devem criar fricção nas falanges ao serem removidas.

Anel de noivado

O anel de noivado é uma tradição em vários países e trata-se de um anel que o noivo oferece à noiva no momento do pedido de casamento. Tradicionalmente, este anel utiliza-se na mão esquerda, até ao dia do casamento quando passa para a mãe direita dando lugar à aliança. Neste caso os brilhantes, pedras e diamantes são as escolhas mais comum, mas tudo depende do gosto do casal. Depois do casamento o anel de noivado passa para a mão direita ou pode ser utilizado, juntamente com a aliança.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.